22 SET 2023
SAAE
SAAE realiza descargas de rede para solucionar problema de coloração na água
A qualidade da água é monitorada 24 horas por dia e "descargas na rede" para a manutenção da água limpa na rede de abastecimento são realizadas periodicamente
Garantir que a água potável chegue às torneiras é uma das premissas do Serviço Autônomo de Águas e Esgotos de Garça - SAAE. Para isso, e parte imprescindível desse processo, a qualidade da água é monitorada 24 horas por dia e "descargas na rede" para a manutenção da água limpa na rede de abastecimento são realizadas periodicamente. O procedimento que visa limpar a tubulação e sanar problemas pontuais de coloração turva da água causado, em muitos casos, pela pressurização nas redes, o que ocasiona o deslocamento de partículas presas às “paredes” da tubulação.

Ou seja, a distribuição da água é feita por tubulações enterradas, chamadas de adutoras e redes de distribuição. Adutoras são tubulações de maior diâmetro, que conduzem a água até os reservatórios localizados nos bairros do município. As redes, por sua vez, possuem diâmetros menores, utilizadas para conduzir a água até as residências, comércios e indústrias. De acordo com a coordenadora de Qualidade da Água do SAAE, Engenheira Cristiane de Farias, a maior parte das redes foi implantada durante a construção dos bairros, e são formadas por diferentes materiais, como PVC, ferro fundido e fibrocimento. As ligações são feitas por meio de mangueiras de PEAD, conduzindo a água das redes até os cavaletes.

Por conta disso, por vezes, é necessário realizar manutenções nas redes, visando a consertar vazamentos e operar manobras para fornecer água com a pressão adequada e com o mínimo de perdas. “Durante as manutenções é comum que "sujeiras" caiam nas redes. Por vezes, esses elementos estranhos ficam presos às paredes das tubulações, e quando há alguma variação de pressão em decorrência da variação do consumo pela população, ou do fechamento de registros durante manutenções, eles se desprendem. Em tubulações de ferro, ocorre também o fenômeno da incrustação, que é o acúmulo de ferrugem nas paredes do tubo. Do mesmo modo, quando há variação de pressão, pode ocorrer o desprendimento desses materiais”, explicou a Coordenadora de Qualidade da Água do SAAE.

A fim de evitar que esses materiais desprendidos cheguem até as ligações dos usuários, causando “água suja”, é necessário realizar a chamada “descarga de rede” em pontos específicos como pontas de rede e hidrantes, para a remoção de materiais incrustrados ou depositados na rede.

UM TRABALHO QUE NINGUÉM VÊ - “As descargas de rede são realizadas preferencialmente durante a noite quando há maior pressão, promovendo o arraste mais efetivo das partículas. Além disso, as descargas noturnas evitam prejudicar o abastecimento e reduzem o incômodo à população. O tempo de acionamento da descarga varia em função da turbidez da água escoada, a fim de garantir que a água chegue limpa a todos os consumidores”, salientou.

PARTICIPAÇÃO DA POPULAÇÃO - O SAAE orienta e solicita à população que comunique a Autarquia, por meio dos Canais de Atendimento, quaisquer problemas com a qualidade da água para que medidas possam ser tomadas a fim de atacar o problema e oferecer uma água de ótima qualidade.

Acesse o site www.saaegarca.sp.gov.br para mais informações
Fonte: SAAE
Autor: Assessoria SAAE