12 JAN 2024
DENGUE
Boletim da dengue com dados de 2024
Dados relativos ao período de 1º a 12 de janeiro de 2024.
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, divulga o primeiro boletim de dengue relativo ao ano de 2024. A verificação dos números da dengue é feita de forma anual, seguindo os protocolos do Ministério da Saúde, onde a contagem ocorre do dia 1º de janeiro até 31 de dezembro de cada ano.

Informações sobre a dengue de 1° a 12 de janeiro de 2024:
  • Positivos: 1
  • Negativos: 0
  • Suspeitos: 30
Na segunda aparecem os números de casos notificados, ou seja, pessoas que passaram na UPA ou unidades de saúde e relataram os sintomas, com o início destes sintomas acontecendo após o dia 1º de janeiro, desta forma aparecem como suspeitas da doença e devem fazer a coleta de sangue. Na terceira imagem, aparecem os números confirmados para a doença, após de exame laboratorial, até o momento.

A Secretaria de Saúde solicita a todos que tenham passado por consulta em uma unidade de saúde ou na Unidade de Pronto Atendimento - UPA, e exista a suspeita da doençafaça a coleta de sangue (sorologia) dentro do prazo, que vai do 6º dia de início de sintomas até o 30º dia. Quando um exame não é realizado em tempo, numericamente ele passa a ser considerado positivo, além disso, o paciente não terá certeza se adquiriu a doença ou não.
Fonte: SECOM - Secretaria de Comunicação e Eventos
Autor: Andreza Sega