Soltar pipa é uma diversão que não tem dia e nem horário, mas são necessários cuidados. Afinal, no ano de 2023, a CPFL registrou em Garça 12 acidentes oriundos de pipas na rede elétrica. Número inferior aos registrados em 2022, 23 registros, e 2021, 31 registros, mas que ainda requem atenção, pois acidentes envolvendo fios elétricos podem levar ao óbito.
Cuidados:
- Não solte pipas perto da fiação elétrica, prefira os campos abertos ou parques, sempre tomando o máximo de distância dos fios. Se mesmo assim, a pipa enroscar nos fios de rede elétrica, nunca tente tirar. Ao puxar a pipa, os fios podem se tocar, o que pode provocar um curto-circuito ou rompimento dos cabos, levando à falta de energia e podendo causar ferimentos graves.
- Se estiver chovendo, é hora de escolher outra brincadeira. Em dias com chuvas ou relâmpagos o risco de descargas elétricas aumenta.
- Não use cerol na linha das pipas, aliás, o material é proibido tanto no campo quanto na cidade. Em São Paulo, a
Lei 17.201/2019 proíbe o uso, posse, a fabricação e a comercialização de linhas cortantes compostas de vidro moído conhecido como cerol. Ela impõe multa de quase R$ 1,7 mil para a pessoa física que descumprir a norma, e no caso de comércios o valor chega a R$ 171,3 mil. O uso de cerol pode ferir motociclistas, ciclistas e animais, tendo sido o responsável por inúmeros acidentes com vítimas fatais.
- Na hora de confeccionar a sua rabiola, evite linhas metálicas ou fitas magnéticas (de vídeo ou K7), pois elas são feitas de material condutor de eletricidade.
- A pipa estará no céu, mas mantenha seus pés no chão. Não suba em telhados, lajes ou postes para empinar ou recuperar pipas.
- Lembre-se a diversão não deve te colocar em perigo.