22 FEV 2024
Vigilância vistoria imóveis fechados em parceria com imobiliárias
As vistorias fazem parte das ações de combater aos possíveis criadouros do Aedes aegypt e são feitas de forma periódica.
A Prefeitura tem desenvolvido diversas ações que visam acabar com os possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypt, como a coleta por toda a cidade de 156 toneladas de inservíveis que foram descartados pelos munícipes, os bloqueios contra a dengue (no qual agentes visitam casa a casa identificando focos e conscientizando os moradores sobre as ações para evita-los), a nebulização de áreas onde há confirmação de casos positivos, entre outras várias ações informativas e educativas que são encabeçadas pela Secretaria de Saúde e contam com a parceria de vários departamentos.

Uma das ações, que demonstrou ser bem eficaz e segue acontecendo, é a parceria entre a Saúde, por meio da Vigilância, e as imobiliárias da cidade. Através dela, os agentes podem estão percorrendo imóveis que se encontram fechados, sejam por estarem disponíveis para o aluguel ou para venda, e nos quais suas chaves estão em posse das imobiliárias atuantes no município.

O objetivo da ação é a verificação interna e externa desses imóveis, para que sejam identificados possíveis criadouros e que esses sejam eliminados. Através dessa parceria, o agente e um responsável da imobiliária percorrem os imóveis, fazem a verificação, a aplicação de larvicida em vasos e ralos, além de vedar temporariamente o acesso deles com o ambiente.

A ação tem como propósito garantir que aquele imóvel, mesmo sem residentes nesse momento, não se torne um possível criador, uma vez que a água parada em ralos e no vaso sanitário podem servir de abrigo e local de possível reprodução do mosquito.

Durante a visita, o agente também verifica se há restos de construção, madeira, tijolos ou outros materiais que podem servir de abrigo para escorpiões e, quando verificada a existência, a imobiliária é avisada para que seja feita a remoção do material.

Fonte: SECOM - Secretaria de Comunicação e Eventos
Autor: Andreza Sega