19 MAR 2024
Campanha para atualização vacinal nas escolas
Avaliação das cadernetas de vacinação para estudantes de 0 a 15 anos
Iniciou dia 18 de março e segue até 19 de abril uma campanha de avaliação das cadernetas de vacinação nas escolas. O público-alvo são crianças e adolescentes de 0 a 15 anos. O objetivo é identificar aqueles que estão faltando às vacinações e, assim, melhorar a cobertura vacinal. Essa ação faz parte das atividades do microplanejamento, uma proposta da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e do Ministério da Saúde (MS) para que o Brasil retome o status de país que mais vacina e evite a reintrodução de doenças já eliminadas.

Escolas envolvidas e ações das equipes de saúde
Serão envolvidos alunos das escolas da rede pública, municipal e estadual, e das escolas particulares. As equipes de saúde da família entrarão em contato com os diretores das escolas de sua área de abrangência. Eles solicitarão as carteiras de vacinação de crianças e adolescentes de 0 a 15 anos para avaliação e identificação dos faltosos. Após a avaliação, os pais ou responsáveis serão convocados para comparecerem às unidades de saúde para atualização vacinal.

Vacinação contra o HPV
Nas escolas da rede pública municipal e estadual será feita a vacinação contra o HPV para as crianças de 9 a 14 anos que estiverem em falta com a vacina. Será preciso a autorização dos pais ou responsável para que a vacina seja ministrada.

Convocação aos responsáveis
É importante que, ao receber a convocação, os responsáveis compareçam com seus filhos às USF (Unidade de Saúde da Família) mais próxima do seu domicílio, levando a carteira de vacinação e os documentos pessoais. Isso é necessário, até mesmo, para documentar qualquer impedimento que a criança possa ter em receber a vacina.

Doenças que podem ser prevenidas por vacinação
Algumas doenças que podem ser prevenidas por meio da imunização são: poliomielite, sarampo, rubéola, coqueluche, tuberculose, hepatite B, febre amarela, HPV, meningite e pneumonia.

Mais informações
Os pais ou responsáveis que precisarem de mais informações podem entrar em contato com a USF que atende ao seu domicílio.

Fonte: SECOM - Secretaria de Comunicação e Eventos
Autor: Fábio Bonassa