25 MAR 2024
Campanha Nacional de Vacinação contra influenza começa em Garça
Vacinação estará disponível de 25 de março a 31 de maio
Garça está participando da 26ª Campanha Nacional contra influenza do Estado de São Paulo, em parceria com o Ministério da Saúde. O período de vacinação vai de 25 de março a 31 de maio, com o dia de divulgação e mobilização nacional marcado para 13 de abril.
Quando a pessoa se vacina, previne a disseminação da doença, protege a própria saúde e das outras pessoas.

Onde e quem deve se vacinar?
Durante esse período, a vacina estará disponível em todas as salas de vacinação do município, das 7h às 17h. É essencial que a população se vacine antes do inverno, quando as doenças respiratórias tendem a aumentar. Serão vacinados:
- crianças de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias;
- gestantes;
- puérperas;
- povos indígenas e quilombolas;
- trabalhadores da saúde;
- indivíduos com 60 anos ou mais;
- professores de escolas públicas e privadas;
- pessoas com doenças crônicas;
- pessoas com deficiência permanente,
- profissionais das forças de segurança e salvamento, das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, portuários, do sistema prisional, adolescentes e jovens em medidas socioeducativas, população privada de liberdade e pessoas em situação de rua.

Sobre a Influenza
A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, altamente contagiosa e com distribuição global. Pode se disseminar facilmente em epidemias sazonais e até causar pandemias. Os casos variam de leves a graves, podendo levar à morte. Os vírus A e B são os principais responsáveis por epidemias sazonais.

Sintomas e Gravidade
Os sintomas da influenza incluem febre, cefaleia, dores musculares, tosse, dor de garganta e fadiga. A febre é o sintoma mais relevante e dura cerca de três dias. Os sintomas respiratórios se tornam mais evidentes com a progressão da doença e persistem por três a cinco dias após a febre desaparecer. Em casos graves, pode haver dificuldade respiratória e necessidade de hospitalização.

Fonte: SECOM - Secretaria de Comunicação e Eventos
Autor: Fábio Bonassa