26 ABR 2024
Alunos da AFAI visitam Tribo Nimuendaju
Os alunos puderam compartilhar uma experiencia inesquecível e enriquecedora sobre os povos originários brasileiros.
No dia 19 de abril, dia em que foi celebrado o Dia dos Povos Indígenas no Brasil, os alunos da professora Valéria, que fazem arte da turma F da conveniada AFAI - Virgília de Carvalho, em companhia da coordenadora, Andressa, e do técnico de informática, João, embarcaram em uma jornada fascinante rumo à Tribo Nimuendaju. A visita faz parte de um projeto sobre cultura indígena, coordenado pela professora Valéria, que visa enriquecer o conhecimento dos alunos e complementar a Estação Temática Indígena que estão preparando.
A coordenadora, Andressa, compartilhou um pouco de tudo o que aconteceu na visita.
“Desde o momento em que chegamos, fomos recebidos com uma calorosa hospitalidade que nos fez sentir instantaneamente bem-vindos. Os membros da tribo abriram suas portas e corações para nós, compartilhando sua cultura de maneira genuína e acolhedora.
Testemunhamos danças e músicas executadas em seu idioma nativo, uma experiência verdadeiramente hipnotizante que nos transportou para um mundo completamente novo. Participamos de jogos tradicionais, mergulhando na vivacidade e alegria que permeia a vida da tribo.
Durante toda a visita, os alunos tiveram a oportunidade de fazer perguntas e tirar dúvidas, mergulhando mais fundo na riqueza da cultura indígena. Cada resposta que recebemos foi entregue com sabedoria e paciência, expandindo nosso entendimento e alimentando nossa curiosidade.
Um dos momentos mais esperados, principalmente pelos alunos foi o almoço, onde pudemos saborear a culinária típica indígena, proporcionando-nos uma apreciação ainda maior pela diversidade cultural.
Ao nos despedirmos da Tribo Nimuendaju, ficou claro que essa visita foi muito mais do que uma simples excursão. Foi um momento ímpar em nossas vidas, um encontro transformador que nos deixou inspirados e ansiosos para aprender mais.
A recepção calorosa e a generosidade demonstradas pela tribo deixaram uma marca inesquecível em nossos corações. O objetivo da visita foi alcançado com sucesso, e saímos com uma compreensão mais profunda e um respeito renovado pela riqueza da cultura indígena.
Para os alunos da AFAI, essa experiência foi apenas o começo. Sentimos uma forte ligação com a Tribo Nimuendaju e estamos ansiosos para retornar em breve, continuando nossa jornada de aprendizado e descoberta.
Que essa visita seja lembrada como um símbolo de união e compreensão entre diferentes culturas, e que inspire outros a explorarem e valorizarem a diversidade que enriquece nosso mundo”.
Parte superior do formulário

Fonte: SECOM - Secretaria de Comunicação e Eventos