Desde o começo do ano, apenas nas ações de limpeza, foram recolhidos 220 mil quilos de materiais inservíveis.
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Administração dos Serviços Públicos, realizou nos bairros Labienópolis e Araceli um arrastão contra a dengue de quinta a segunda-feira. A ação, que inicialmente havia sido programada para durar dois dias, precisou ser estendida devido a grande quantidade de materiais inservíveis que estavam presentes em quintais dos bairros.
Ações de combate:
Mesmo após a realização do Mutirão de Limpeza (com ações nos dias 28 e 29 de dezembro em Jafa e em fevereiro por todo o município) e do Cidade Limpa (em maio), que juntos já haviam arrecadado 209 toneladas de inservíveis, além das coletas semanais que percorrem os bairros aos finais de semana, ainda há uma grande quantidade de materiais inservíveis sendo mantidos em quintais e que servem como provável criadouro para os mosquitos.
Além das ações de coleta, a Secretaria de Saúde também vem realizando ações em imóveis fechados, com apoio das imobiliárias; nebulizações costais em áreas onde há casos confirmados ou suspeitos para dengue e ou Chikungunya; visita diária de agentes para informação a verificação de quintais e áreas internas; além de ações em escolas e unidades de saúde, para que toda a população esteja ciente de que ambas as doenças podem evoluir para casos graves que podem levar à morte.
A Secretaria de Administração dos Serviços Públicos, que percorre semanalmente os bairros onde munícipes ligam informando descartes, também tem atuado fortemente na limpeza de áreas públicas, bueiros e bocas de lobo. Nesses pontos são encontrados grande quantidade de materiais inservíveis, mesmo com as ações de coleta constantes no município. Lembrando que, caso precisa descartar materiais, basta ligar para o número (14) 3471-0044, de segunda a sexta, exceto feriados, das 8h às 11 e das 13h às 16h.
Fonte: SECOM - Secretaria de Comunicação e Eventos
Autor: Andreza Sega