Durante o mês de junho a Prefeitura, por meio da Secretaria de Administração dos Serviços Públicos, está realizando a limpeza periódica dos bueiros da cidade. Até o momento, o serviço foi executado em nove bairros, sendo retirado 6 mil quilos de materiais, em sua grande maioria folhas e terra, porém, em alguns casos, os servidores que fazem a limpeza continuam encontrado materiais que não deveriam ser descartados.
Em alguns casos foram encontradas latas (bebida e até de alimentos), garrafas pet, vestígios e resíduos de óleo de cozinha e partes de móveis, sendo esses últimos extremamente perigosos para os trabalhadores que efetuam essa limpeza (que precisa ser feita manualmente), pois em um espaço onde há humidade constante, os materiais em decomposição atraem baratas e, seu predador natural, escorpiões, podem causar acidentes aos trabalhadores.
Vai descartar algo?
Todos os sábados o caminhão que coleta materiais inservíveis passa recolhendo todo tipo de material que foi descartado pela população e está nas calçadas, basta solicitar a inclusão de seu endereço por telefone que ele será incluído na rota. Para fazer a solicitação ligue de segunda a sexta, das 8h às 11h e das 13 às 16h, para 3471-5200.
Vale lembrar também que a Prefeitura não recolhe restos de construção, o descarte deste material é de responsabilidade do executor da obra e materiais em passeios públicos (calçadas) que não permitam a passagem de pedestres com segurança podem ocasionar multas.
O descarte correto do óleo de cozinha é em recipiente ferrado, preferencialmente garrafa pet, que deve ser colocado para a coleta ao lado dos materiais recicláveis, para que não haja a contaminação desses materiais.
Lâmpadas, pilhas, remédios, seringas e recipientes de defensivos agrícolas devem ser levados aos pontos de coleta, específicos. Na página inicial da Prefeitura,
www.garca.sp.gov.br, há uma imagem verde nos links de acesso rápido chamada "
Coletas e Descartes", com informações de onde descartar ou quando solicitar coleta de cada material.