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JUN
26
26 JUN 2024
ATENÇÃO
SAÚDE
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Alerta de golpe utilizando o nome da CROSS
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Em hipótese alguma forneça dados pessoais por telefone ou faça transferências financeiras. Nenhum funcionário da CROSS solicita dados pessoais de pacientes internados por telefone.
A Prefeitura informa que recebeu um alerta do Grupo de Regulação da Coordenadoria de Regiões de Saúde (CRS) da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) sobre uma grave tentativa de golpe que está sendo praticada utilizando o nome da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS).
Segundo o comunicado, indivíduos se passando por funcionários da CROSS, especialmente identificando-se como médicos reguladores, têm telefonado para hospitais solicitando dados pessoais de pacientes internados. Esses golpistas justificam o contato alegando problemas no sistema informatizado e a necessidade dessas informações para proceder às regulações médicas.
Com os dados obtidos, os criminosos entram em contato com os familiares dos pacientes, também se passando por médicos reguladores dos hospitais, e solicitam transferências financeiras sob a falsa alegação de viabilizar recursos necessários para o paciente.
 
Pontos importantes a serem ressaltados:
Nenhum funcionário da CROSS solicita dados pessoais de pacientes internados por telefone. A CROSS utiliza o SIRESP (Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo), que elimina a necessidade de coleta de informações por outros meios.
Em caso de instabilidade no sistema informatizado, a Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde emite um comunicado oficial para todos os usuários do SIRESP, sem realizar contatos telefônicos para a solicitação de informações.
 
Orientações à população:
Desconsidere qualquer ligação telefônica que, em nome da CROSS, solicite dados pessoais de pacientes internados.
Se você receber uma ligação deste tipo, é recomendável abrir um Boletim de Ocorrência (BO) e comunicar o ocorrido à Ouvidoria da Prefeitura, através do 1doc, com todos os dados possíveis (por exemplo: telefone que originou a chamada, nome que a pessoa se identificou, horário da ligação, o telefone que recebeu a chamada e informações sobre qual pessoa foram solicitadas). Em hipótese alguma forneça os dados por telefone ou valores em dinheiro. Em caso de dúvidas, procure a Secretaria Municipal de Saúde ou a Ouvidoria da Prefeitura.
 
Fonte: SECOM - Secretaria de Comunicação e Eventos
Autor: Andreza Sega
Seta
Versão do Sistema: 3.4.2 - 25/11/2024
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