A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, está promovendo desde o início de setembro um mutirão na área da saúde para várias especialidades e procedimentos, destinados à atender pacientes que já aguardavam na fila.
No entanto, mesmo com atendimentos aos finais de semana e em horários flexíveis, a Secretaria Municipal da Saúde relata grande número de faltosos nas consultas e procedimentos.
Entre as ausências destacam-se:
- 77 faltosos do gastroenterologia;
- 71 faltosos de oftalmologia;
- 58 faltosos de dermatologia;
- 57 faltosos de otorrinolaringologia;
- 42 faltosos de ortopedia; e
- 16 faltosos de vascular.
Somando-se 321 faltosos que haviam confirmado a presença, mas não compareceram ou comunicaram a ausência com antecedência. Além disso, a maior parte das faltam acontecem justamente aos sábados, no horário especial e destinado ao atendimento de pessoas que não poderiam comparecer em outros dias da semana.
A Secretaria Municipal da Saúde segue fazendo um apelo para que, caso necessite faltar, o paciente
comunique sua unidade de saúde com pelo menos 2 dias de antecedência para que outra pessoa que espera na fila possa ser colocada em seu lugar.
Especialidades e procedimentos:
O Mutirão da Saúde está convocando os pacientes que aguardavam pelo atendimento de especialistas em oftalmologia, ortopedia, vascular, dermatologia, gastroenterologia e otorrinolaringologia; e também para os procedimentos de endoscopia, doppler de Membros Inferiores (MMII), biópsia e ureterolitotripsia transureteroscópica.
Os agentes comunitários de saúde então fazendo o trabalho casa a casa, levando até esses pacientes a guia de agendamento e demais informações necessárias para a realização do procedimento ou para a consulta com o especialista.
Segundo a Secretaria da Saúde, a proposta é que sejam realizados até novembro 3.406 consultas em diversas especialidades e 540 procedimentos essenciais para o diagnóstico e tratamento dos pacientes.