Evento da Escola Superior do Ministério Público em Bauru reúne autoridades para debater segurança e prevenção contra violência doméstica e familiar.
Na última sexta-feira, 8 de novembro, aconteceu em Bauru, um seminário promovido pela Escola Superior do Ministério Público, voltado para o enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher.
A proposta é fortalecer, em toda a região, a rede de apoio da mulher no combate e na prevenção à violência doméstica.
A comitiva garcense contou a participação de servidores da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e da Secretaria da Saúde de Garça, membros do Conselho Tutelar e da Delegacia de Defesa da Mulher de Garça (DDM).
O seminário incluiu palestras de especialistas como a promotora Vanessa Therezinha de Almeida, que abordou os impactos da violência contra a mulher; Fabiana Dal’Mas Rocha Paes, que discutiu a centralidade da vítima e os estereótipos de gênero; e Fernanda Gomez Damico, que apresentou planos de segurança e fatores de risco, além de tratar da violência doméstica contra crianças e adolescentes. Outros temas relevantes, como masculinidades, gênero, e as práticas de articulação de redes para saúde e educação, foram também discutidos, com a participação de assistentes sociais e promotores de justiça.
Este encontro possibilitou o compartilhamento de boas práticas e estratégias para o enfrentamento à violência doméstica, com ênfase no Projeto Lilás e nas ações do Programa de Gestão de Atendimentos (PGA), reforçando o compromisso das entidades em atuar de forma integrada e eficiente em prol da segurança e da dignidade das vítimas.
Fonte: SECOM - Secretaria de Comunicação e Eventos
Autor: Andreza Sega