Foram 18 casos confirmados entre 1ºe 7 de dezembro ante 36 na semana anterior
Por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura de Garça divulgou a atualização semanal do boletim de dengue. O acompanhamento traz números de todo o ano, seguindo os protocolos do Ministério da Saúde.
Informações sobre a dengue de 1° de janeiro a 16 de novembro de 2024:
- Positivos: 1890
- Negativos: 1821
- Suspeitos: 48
De 1º a 07 de dezembro é a 49ª semana epidemiológica do ano. Foram confirmados 18 casos notificados neste período. Na semana anterior, de 24 a 30 de novembro, foram 36 casos notificados. Percebe-se uma queda de 50% de uma semana para a outra em Garça.
As informações das semanas epidemiológicas podem ser conferidas no gráfico anexo.
Vacinação contra a dengue
A vacinação de crianças de 10 anos a menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias) está acontecendo em todas as salas de vacinação do município. Leve seu filho com a carteira de vacinação, cartão sus ou CPF e mantenha-o protegido.
Quando realizar a coleta
A Secretaria de Saúde solicita a todos que tenham passado por consulta em qualquer das 12 unidades de saúde ou na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, e exista a suspeita da doença, que faça a coleta de sangue (sorologia) dentro do prazo, que vai do 6º dia de início de sintomas até o 30º dia. Quando um exame não é realizado em tempo, numericamente ele passa a ser considerado positivo, além disso, o paciente não terá certeza se adquiriu a doença ou não.
Colabore com os agentes de saúde e de controle de endemias
Uma informação atrapalha muito o combate à dengue e a falta de autorização dos garcenses para que os agentes de saúde e de controle de endemias entrem nos imóveis para realizar a vistoria. Pelo protocolo do Ministério da Saúde, quando há um caso positivo ou em investigação na área, os agentes passam nas residências fazendo o controle manual de proliferação do mosquito Aedes aegypti, ou seja, visitando casa a casa e verificando possíveis criadouros que devem ser removidos, além da aplicação de larvicida em casos pontuais.
Primeiro é realizada essa primeira visita, é após sete dias corridos é necessário que o agente retorne e refaça todo o trajeto. Segundo a Vigilância Sanitária, muitos munícipes não estão permitindo essa segunda visita para a verificação, pois não compreendem que o larvicida tem ação de apenas 7 dias.
Mais uma vez, A Prefeitura Municipal solicita a compreensão de todos, pedindo para que deixem os agentes entrarem nas residências, pois o trabalho dele é essencial para a saúde de todos.
Fonte: SECOM - Secretaria de Comunicação e Eventos
Autor: Fábio Bonassa
Local: Garça