A Prefeitura Municipal realizará uma Campanha de Coleta de Embalagens Vazias de Agrotóxicos com o objetivo de promover o descarte correto e consciente desses materiais, garantindo a preservação do meio ambiente e a saúde da população.
30 de abril – Banco da Terra (Bairro Alto Alegre)
07 de maio – Venda do Pedro (Bairro Itiratupã)
Das 8h às 11h da manhã
É fundamental que os produtores rurais participem trazendo suas embalagens lavadas e perfuradas, conforme as orientações de segurança para o descarte.
Juntos, podemos fazer a diferença na preservação do nosso meio ambiente.
Como o produtor deve proceder no descarte de embalagens vazias de agrotóxicos
Após o uso do agrotóxico, o produtor deve realizar a tríplice lavagem da embalagem (encher 1/4 com água, agitar por 30 segundos e despejar no tanque do pulverizador – repetir 3 vezes) ou utilizar um equipamento de lavagem sob pressão. Em seguida, é preciso inutilizar a embalagem perfurando o fundo.
As embalagens lavadas devem ser armazenadas temporariamente em local coberto, ventilado e seguro até sua devolução. O prazo legal para devolvê-las em um ponto de recebimento autorizado é de até 1 ano após a compra, com a nota fiscal em mãos.
O correto descarte evita a contaminação ambiental e é uma responsabilidade legal do produtor. Já a destinação final (reciclagem ou incineração) é de responsabilidade da indústria.