A UTI do Hospital São Lucas, em Garça, foi contemplada para integrar o projeto “Saúde em Nossas Mãos”, iniciativa nacional desenvolvida no âmbito do PROADI-SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde), que tem como objetivo reduzir as infecções relacionadas à assistência à saúde em unidades de terapia intensiva.
O projeto está em seu terceiro triênio e contempla 300 UTIs de todo o Brasil, entre elas a de Garça. A duração é de três anos, com suporte contínuo às equipes para implementação de protocolos e boas práticas.
As ações do projeto têm foco na prevenção de três tipos principais de infecção:
· Pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV);
· Infecção de corrente sanguínea associada a cateter venoso central;
· Infecção do trato urinário relacionada ao uso de cateter vesical de demora.
A meta é reduzir em 50% os índices de infecção, tomando como base os indicadores já existentes no hospital. Para isso, são aplicados protocolos de inserção e manutenção de dispositivos, treinamentos da equipe multiprofissional e acompanhamento constante dos resultados.
De acordo com representantes da A Beneficência Portuguesa de São Paulo, Andréia Lopes e Carla Alves, que acompanham a execução do projeto em Garça, o trabalho inclui suporte remoto mensal, capacitação por meio de cursos EAD e utilização de ferramentas de monitoramento de qualidade, como o quadro Kamishibai, que permite avaliar diariamente se os processos estão sendo seguidos corretamente.
O projeto é desenvolvido pela A Beneficência Portuguesa de São Paulo, em parceria com outros cinco hospitais de excelência brasileiros, o Ministério da Saúde e a Anvisa, fortalecendo a cultura de segurança do paciente em larga escala.
A participação da UTI de Garça neste programa representa um avanço significativo na busca por maior qualidade e segurança no atendimento à população, alinhando o município a práticas modernas de gestão hospitalar e cuidados intensivos.
Sobre a BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo
Reconhecida quatro vezes pela revista Newsweek como uma das melhores instituições de saúde do mundo, a BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo é um hub de saúde de excelência que conta com 7 mil colaboradores e 4 mil médicos atuando em três endereços na cidade de São Paulo, nos bairros da Bela Vista (2 unidades) e Jardim América. O hub também faz parte de um grupo de seis instituições de excelência brasileiras que integram o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), do Ministério da Saúde.
Os serviços da BP são oferecidos por meio de 2 marcas de serviços hospitalares com foco em alta complexidade e que atendem diferentes segmentos de clientes, e 3 marcas que contemplam serviços de medicina diagnóstica, consultas médicas e atendimentos ambulatoriais e educação e pesquisa. São elas: Hospital BP, referência em casos de alta complexidade, pronto-socorro geral e corpo clínico especializado para clientes de planos de saúde e particulares; pelo BP Mirante, hospital que oferece um corpo clínico renomado, pronto atendimento privativo, hotelaria personalizada e cuidado intimista para clientes particulares e de planos de saúde premium; pela BP Medicina Diagnóstica, um completo e atualizado centro de diagnósticos e de terapias, que oferece exames laboratoriais, de imagem, métodos gráficos e de todas as outras especialidades diagnósticas; pelo BP Vital, uma rede de clínicas de diversas especialidades médicas integrada aos demais serviços da BP para cuidar da saúde dos clientes e estimular conversas preventivas sobre a saúde; e pela BP Educação e Pesquisa, tradicional formadora de profissionais de saúde que capacita profissionais por meio de cursos técnicos e de pós-graduação, residência médica, eventos científicos e é responsável por gerenciar mais de 100 estudos e pesquisas na área da saúde com o intuito de contribuir para a evolução da Medicina no País.