18 AGO 2017
Sama apura envenenamento de árvores em Garça

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (Sama) constatou a morte de árvores por envenenamento, no Jardim Brasil e na Vila Mariana, em Garça. Além do crime ambiental, existe o risco de crianças entrarem em contato com o veneno, que vazou pelo tronco de uma das árvores. Outros casos parecidos ainda estão analisados pela Sama.

De acordo com o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Garça, Diogo Sebastião de Oliveira, foi confirmado o envenenamento de duas árvores na Rua Presidente Dutra e um na Rua Coronel Joaquim Pizza. Pela maneira como as árvores morreram, existe um forte indício que foram envenenadas pela mesma pessoa, que fez buracos com uma espécie de furadeira no tronco, aplicando o herbicida.

?A impressão que temos é que uma mesma pessoa pode ter feito isso em alguns pontos da cidade, como se fosse um ?profissional? vendendo este tipo de serviço. Por enquanto, só temos a confirmação destas duas árvores no Jardim Brasil, mas acreditamos que tenha ocorrido também em outros locais. Estamos analisando todos os casos suspeitos?, afirmou o secretário.

Em um caso confirmado, foi aplicada uma quantidade grande de veneno que ?vazou? pelo tronco. Se alguma pessoa ou mesmo criança entrasse em contato com o produto, estaria correndo sério risco de saúde. Por este motivo, a Sama pede a colaboração da população, denunciando o responsável pelo crime ambiental, para que possa ser responsabilizado pelos seus atos. A Polícia Civil já está ciente do crime ambiental e investigará os casos.

?Esse tipo de atitude traz um risco para a população e isso nos traz uma grande preocupação. Pedimos a colaboração de todos, para denunciarem quem está praticando este crime. Estamos apurando outros casos, que podem confirmar um número maior de árvores sendo envenenadas na cidade?, destacou o secretário.