12 SET 2017
Projeto Horta Educativa nas escolas de Garça

O Fundo Social de Solidariedade de Garça conquistou para o município mais um projeto do Fussesp (Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo), que visa à melhoria na qualidade de vida da população. Trata-se do projeto Horta Educativa, que já está sendo implantado na EMEIEF Silvio Sartori, na zona rural, e na EMEIEF Professora Norma Mônico Truzzi, no distrito de Jafa.

Segundo a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Garça, Cláudia Furlaneto dos Santos, as duas escolas foram escolhidas por se enquadrarem nos requisitos estabelecidos pelo projeto: são de período integral e com alunos da pré-escola ao 4º ano do ensino fundamental. ?Acreditamos muito neste projeto, pois entendemos que a educação alimentar precisa começar desde cedo. Além disso, as Hortas Educativas são planejadas e os alunos recebem aulas teóricas e práticas, proporcionando um aprendizado diferente e de respeito ao meio ambiente?, argumentou a primeira-dama.

O projeto estabeleceu parceira com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente ? Sama, e a Secretaria Municipal de Educação, através do Polo de Educação Ambiental.

?Este é um projeto muito importante na área ambiental, pois ensina as crianças e seus familiares sobre as condições adequadas de cultivo sem agredir o solo.  Já na área educativa, os alunos aprendem a dar valor ao alimento, pois passam a compreender o tempo de produção, o custo, o trabalho empenhado em cada variedade?, explicou o secretário da Sama, Diogo Sebastião de Oliveira.

Entre as duas escolas, aproximadamente 300 alunos foram contemplados pelo projeto, que tem o objetivo de fortalecer o trabalho educacional voltado à formação de valores sociais, culturais e alimentares, incentivando-os, a partir da horticultura, a adquirirem hábitos alimentares mais saudáveis e sensibilizando-os para a importância da boa alimentação para um crescimento saudável.

?Este projeto é de grande importância, porque os nossos alunos irão aprender sobre o cultivo e mais sobre alimentação saudável. Plantando, eles terão consciência de que estão produzindo alimentos naturais, livres de agrotóxicos. Eles amam trabalhar com a terra! Será uma excelente atividade para desenvolver com as nossas crianças?, disse Aline Laurentino, diretora da escola Norma Mônico Truzzi.

O mesmo sentimento de gratidão é compartilhado pela diretora da Escola Silvio Sartori, Priscila Bagagi. ?Estamos muito gratos em receber este projeto aqui em nossa escola, porque as nossas crianças são muito empenhadas em todos os projetos que nós oferecemos a elas. Mesmo sendo crianças da zona rural, serão saberes que elas irão compartilhar em família. Além disso, as crianças irão plantar, colher e levar o alimento até cozinha para que seja feita a merenda e isso será muito importante para elas.?

O projeto segue algumas etapas técnicas para maior capacitação dos profissionais envolvidos, para a eficiência e o fortalecimento das ações. A equipe gestora é composta por professora, engenheiro agrônomo, nutricionista e cuidadores, que já receberam capacitação.  A próxima etapa é o treinamento dos funcionários das escolas, dos alunos e seus pais, que depois seguem para a parte prática com o preparo dos canteiros, das mudas e o plantio das hortaliças.

Tanto a escola Silvio Sartori, quanto a Norma Mônico Truzzi, receberam kits de ferramentas doados pelo Fussesp, contendo: carrinho de mão, enxada, pá, regador, mangueira, bandejas para mudas, envelopes de sementes, além do material didático de como cuidar das hortas, composto por quatro apostilas: caderno de atividades da criança; caderno do educador; caderno do cuidador da horta e caderno da família, que mesclam aulas teóricas e práticas sobre conceitos de educação ambiental, nutricional e valorização do meio rural, via horticultura.

Na Horta Educativa serão cultivados: abobrinha, alface americana, crespa e lisa, beterraba, cebolinha, cenoura, chicória, couve manteiga, rúcula, rabanete e salsa lisa. ?Não vejo a hora de colher as verduras. Será muito legal plantar e colher verduras limpinhas, sem agrotóxico?, falou com ansiedade o estudante, Diego Severino, de 10 anos, da escola Silvio Sartori.

Este é o terceiro projeto de hortas na comunidade desenvolvido pela atual gestão municipal. Há o Projeto ?Horta em Casa?, voltado para os alunos da rede pública de ensino e desenvolvido pela Sama, e o projeto ?Hortas Comunitárias?, implantado nas Unidades de Saúde da Família, pela Secretaria Municipal de Saúde.