19 SET 2017
Prefeito João Carlos busca apoio do vice-governador para identificação geográfica do café garcense

O prefeito João Carlos dos Santos entregou na tarde da última sexta-feira, dia 15, um documento da Associação dos Produtores de Cafés Especiais de Garça e Região, para o vice-governador Márcio França, com o objetivo de fortalecer um dos produtos mais preciosos da cidade. Os cafeicultores haviam se reunido com o prefeito na noite da quinta-feira, dia 14, discutindo o projeto da identificação geográfica do café garcense, agregando mais valor, além do fortalecimento da associação com a participação de grandes produtores.

A reunião com os cafeicultores foi realizada na sala da presidência da Associação Comercial e Industrial de Garça (Acig). Além dos produtores e do prefeito João Carlos, o Sebrae também participou do encontro, entregando um guia de implementação da identificação geográfica do café garcense.

O projeto destaca a importância da comprovação de notoriedade, que não pode ser criada, uma vez que já existe, tendo sido criada ao longo de muitos anos. Neste processo, é fundamental abordar aspectos como a história do desenvolvimento do produto, documentos escritos e publicações, levantamento de obras literárias, pesquisas realizadas em jornais antigos, entrevistas com produtores e pesquisadores, além de documentos comprobatórios deste reconhecimento.

A reunião contou ainda com grandes produtores de café, que devem fazer parte também da associação, que garantirá o volume necessário para uma exportação em conjunto, beneficiando também os pequenos cafeicultores. O prefeito João Carlos se comprometeu em auxiliar os associados, envolvendo a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Secretaria de Desenvolvimento de Turismo e Eventos, Secretaria de Indústria e Comércio, além do Departamento de Comunicação Social.

O Sebrae disponibilizou para o prefeito João Carlos a documentação de tudo que já foi feito para a obtenção da identificação geográfica do café na região de Garça, com a explicação de todo o trabalho desenvolvido pela associação. No encontro com o vice-governador Márcio França, na cidade de Santa Cruz do Rio Pardo, o prefeito João Carlos entregou o documento, buscando o apoio necessário para que o projeto de identificação geográfica seja colocado em prática.

Outro ponto que vem sendo discutido é do desenvolvimento do turismo. Existe um grande potencial de exploração das propriedades rurais que trabalham com o café, uma vez que se trata de uma história que começou antes mesmo da emancipação político-administrativa da cidade. Esse trabalho está sendo planejado pela Secretaria de Desenvolvimento de Turismo e Eventos, que busca tornar Garça um Município de Interesse Turístico (MIT).

Fotos: Divulgação/Prefeitura de Garça

Prefeito de Garça, João Carlos dos Santos, entrega documento para o vice-governador Márcio França

João Carlos se reuniu com produtores de café na última quinta-feira, dia 15, na sede da Acig