30 SET 2017
Começa neste domingo a programação do ?Outubro Rosa? em Garça

O mês de conscientização da prevenção ao câncer de mama começa neste domingo, dia 1º, dando início a uma vasta programação para chamar atenção ao diagnóstico precoce da doença. ?É muito importante que a gente faça esse trabalho de prevenção ao câncer de mama, porque quando descoberto no começo, ele tem grandes chances de cura. Então, a importância da prevenção, de estar procurando o médico, fazendo seus exames, principalmente, a mamografia, é muito importante?, alertou Dalva Maria da Silva, a Dalvinha, que iniciou a campanha ?Outubro Rosa? em Garça.

A programação começou já no dia 22 de setembro, com o lançamento de um livreto informativo, com uma historinha de conto de fadas para que, mesmo as crianças, sabendo que a mãe tem o câncer de mama, vão entender que a doença tem cura. Porém, a abertura oficial da campanha ?Outubro Rosa? em Garça, será em frente à Prefeitura, às 19 horas, quando o prédio receberá iluminação cor de rosa em apoio à campanha.

As atividades seguem durante todo o mês, organizadas pelo ?Grupo Amigos da Dalvinha?, com o apoio e a parceria da Prefeitura Municipal, por meio das secretarias de Saúde, da Cultura e do Fundo Social de Solidariedade, assim como da ACIG, Rotaract e demais parceiros.

O grupo é formado por voluntárias, a maioria mulheres que já tiveram câncer de mama. Suas ações têm o objetivo de levar informações sobre a prevenção e tratamento da doença, como palestras com profissionais da saúde e com depoimentos das experiências das participantes. As ações começaram em 2011, ainda de forma tímida, dentro do Hospital São Lucas. De lá pra cá, o grupo se fortaleceu e promove várias ações durante o ?Outubro rosa?, fortalecendo desta forma, o movimento mundial de prevenção ao câncer de mama.

Seguindo a agenda programada para o mês, na quarta-feira, dia 4, acontece a já tradicional caminhada no centro da cidade, com a participação da fanfarra da ETEC Monsenhor Antônio Magliano. A concentração será às 9 horas, em frente ao Paço Municipal.

Já no dia 10, às 9 horas, haverá uma Ação de Saúde, na praça Rui Barbosa. No dia 20, às 13 horas, está marcado o Movimento Rosa, com ações que serão desenvolvidas em todas as Unidades Básicas de Saúde do município.

No dia 27, às 18 horas, no Centro comunitário de Jafa, será realizado o ?Dia da Beleza, com a inauguração da Escola de Beleza de Jafa?, uma ação de capacitação profissional promovida pelo Fundo Social de Solidariedade de Garça. No dia 29, no Lago Artificial JK Willians, a partir das 9 horas, terá a ?Ação Pela Vida, com o  Rotaract.

O encerramento da campanha ?Outubro Rosa? em Garça, será no dia 30, a partir das 19 horas, no Teatro Municipal Miguel Mônico, com um desfile com as voluntárias do grupo que estão em tratamento e convidadas. As organizadoras informam que nos dias livres, entre as atividades programadas, também poderão ser agendadas palestras educativas. ?A gente tem visto que durante e depois da campanha, as pessoas procuram a gente e falam que foram procurar um médico porque ouviram a nossa palestra, viram a passeata, viram alguma coisa sobre o Outubro Rosa que a alertou sobre a necessidade de procurar o médico. Por isso a gente continua trabalhando, e isso é muito importante?, disse Dalvinha.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer ? INCA, a estimativa para o biênio 2016?2017 são de aproximadamente 600 mil novos casos no Brasil. O câncer de mama é o que mais acomete as mulheres. De acordo com os dados apresentados pelo INCA, corresponde a 28,1% dos casos, seguindo do C.A. de intestino (8,6%), colo do útero (7,9%), pulmão (5,3%) e estômago (3,7%).