Terminou na noite da última sexta-feira, dia 29 de setembro, a segunda campanha de exames de Papanicolau em horário estendido, para atender uma demanda de mulheres que trabalham durante o dia e não conseguiam tempo para fazer a prevenção. Foram realizados 216 exames nas Unidades de Saúde da Família (USF), sendo que nova campanha será realizada ainda neste ano, no mês de dezembro.
A primeira campanha foi realizada durante o mês de junho e a segunda teve início no dia 6 de junho, terminando no dia 29, com atendimentos na USF ?Glenda Rodella Dumas?, na Vila Williams, e USF ?Doutor Décio Nobre Moreira?, em Vila Araceli. Cada unidade teve um dia específico, das 18h às 21h, para a realização deste importante exame de prevenção.
De acordo com a coordenadora da Atenção Básica da Saúde de Garça, Natali Gaiato Cruz, o objetivo era realmente atender uma parcela da população que estava em atraso com o exame e por algum motivo não conseguia se programar para a coleta de Papanicolau. Assim como já havia sido feito no mês de junho, a procura foi grande.
?Em setembro, mais uma vez, o resultado foi bastante positivo. Queremos aumentar nossa cobertura de Papanicolau. É um exame preventivo e sabemos de sua importância. Resolvemos aumentar o acesso das mulheres, principalmente porque entendemos que muitas trabalham e muitas vezes não conseguem ir até as unidades no horário de funcionamento?, explicou Natali.
Em todas as Unidades de Saúde da Família, durante o mês de setembro, no horário estendido, 216 mulheres realizaram o exame de Papanicolau. Em julho, 140 mulheres haviam procurado o atendimento no horário especial. Já está confirmada a realização de uma terceira campanha ainda neste ano, no mês de dezembro, nos mesmos moldes das duas primeiras.
Segundo a ajudante geral Maria Aparecida de Oliveira, 49, o horário estendido é ótimo para quem trabalha durante o dia e muitas vezes não consegue tempo para buscar o atendimento. Ela fez o exame na ?Doutor Décio Nobre Moreira?, em Vila Araceli, no dia 29 de setembro.
?Para nós que trabalhamos, esse horário é uma maravilha, porque faltar no serviço só para fazer um exame é muito difícil. Faço a prevenção todos os anos e essa medida foi muito importante?, disse a ajudante geral
Outra garcense que aprovou a iniciativa da Secretaria Municipal da Saúde foi a montadora Renata Frederico dos Santos, 39. Ela contou que dificilmente faria o exame de Papanicolau, caso não fosse realizado no horário estendido, justamente por causa do trabalho.
?Nossa foi ótimo. Não tinha horário melhor. É muito difícil pedir para vir fazer esse exame. Muitas vezes tem alguns patrões que acham ruim. Então acho que esse horário foi excelente. Se não fosse por esse horário estendido, provavelmente não faria o exame de Papanicolau?, afirmou Renata.
EXAME
O Papanicolau é um exame que deve estar no topo da lista de prioridades de todas as mulheres sexualmente ativas. Cada vez mais há estudos que comprovam a importância dele. Um destes estudos, divulgado pela revista Science Translational Medicine, aponta que o teste poderá detectar até câncer de ovário e câncer de endométrio, além de câncer de colo do útero e outras doenças.
O exame é poderoso e ao mesmo tempo simples. Ele consiste na coleta de material do colo do útero com uma ?colher de raspagem?. De acordo com estudos, a taxa de sobrevivência de mulheres com câncer de colo do útero detectado pelo exame chega a 92%, enquanto aquelas que são diagnosticadas apenas pelos sintomas apresentam uma taxa de sobrevivência de 66%.