18 OUT 2017
Garça terá Mostra de Curtas Metragens em comemoração aos 100 anos da animação no Brasil

A cidade de Garça foi contemplada com uma Mostra de Curtas Metragens em comemoração ao Dia Internacional da Animação (DIA). A programação conta com três datas, em que serão apresentadas curtas metragens de desenhos animados, com entrada franca. O evento está em sua 14ª edição e comemora os 100 anos de animação no Brasil, sendo realizado nos dias 28 e 31 de outubro, além do dia 7 de novembro.

A Mostra de Curtas Metragens é realizada pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA) e conta com o apoio da Secretaria Municipal da Cultura e Prefeitura de Garça. Em 2017, para homenagear o centenário do cinema de animação brasileiro, além da exibição da Mostra Nacional, composta por uma hora de curtas metragens brasileiros atuais, ao invés da tradicional Mostra Internacional, será exibida a Mostra Histórica, composta por uma hora de curtas metragens de destaque na história do estilo no Brasil, realizados entre 1930 e 1997. Para fechar a sessão histórica será exibido o curta, Reanimando o Kaiser, releitura do que é considerado o marco zero do cinema de animação no Brasil, a charge animada ?O Kaiser?.

Realizado em 1917 pelo caricaturista fluminense Álvaro Marins (Seth), a charge era uma alusão clara ao contexto geopolítico internacional daquela época, às sombras de uma guerra mundial. Por falta de preservação adequada o filme foi perdido, e tudo o que sobrou foi uma imagem de referência da obra.

Em 2013, o documentário ?Luz Anima Ação?, uma produção da IDEOgraph dirigida por Eduardo Calvet, convidou oito grandes nomes da animação brasileira a recriar essa obra pioneira em um trabalho coletivo que mistura diversas técnicas de animação. O resultado é um trabalho denso, reflexivo e metalinguístico único, que reflete bem a diversidade da animação feita no Brasil.

COMO SURGIU O DIA INTERNACIONAL DA ANIMAÇÃO

Em 28 de outubro de 1892, Émile Reynaud realizou a primeira exibição pública de imagens animadas do mundo do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. Para celebrar este marco, a Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) lançou a comemoração contando com o apoio de diferentes grupos internacionais filiados. No Brasil, o Dia Internacional da Animação é realizado pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA) desde 2004.

O evento tem objetivo de difundir o cinema de animação nacional em todas as regiões do país, proporcionar o contato do público com o trabalho de diretores brasileiros, estimular debates, revelar talentos, despertar o interesse do espectador em assistir filmes de animação. Ainda, reforçar a animação como técnica cinematográfica que pode ser utilizada para realizar obras de distintos gêneros (comédia, terror, romance...) e para várias faixas etárias.

O DIA também gera a integração cultural em todas as regiões do país, mobilizando diversas comunidades e facilitando a inclusão e o acesso da população à cultura. Além da exibição dos curtas metragens no dia 28 de outubro, algumas cidades organizam durante a semana do evento, atividades paralelas como exibições de filmes regionais, oficinas, palestras, etc.

Além dos objetivos de difusão da produção do cinema de animação nacional e formação de público, o projeto chama atenção pela rede formada por coordenadores locais voluntários, responsáveis pela exibição da mostra em cada município.

Toda a programação do evento tem entrada franca.

FILMES

Cada programa é composto por uma hora de curtas metragens de animação. A seleção foi feita a partir de inscrições realizadas nos meses de maio e junho de 2017. Além da Mostra Nacional, que tem como público-alvo jovens e adultos, o evento disponibiliza às cidades participantes um programa voltado para as crianças, a Mostra Infantil.

Foram 95 curtas inscritos de vários estados brasileiros. Destes, foram selecionados 9 para exibição na Mostra Nacional e 7 para compor a Mostra Infantil.

O processo de seleção foi iniciado a partir da indicação do corpo de jurados pela ABCA. Os filmes da Mostra Nacional e Mostra Infantil foram selecionados durante os meses de julho e agosto de 2017. O júri, coordenado pelo diretor Marão, foi composto por Cecília da Fonte (PE), Felippe Steffens (RS), Fernando Ferreira Garróz (SP), Maria Leite (MG) e João Cardoletto (RJ). A curadoria da Mostra Histórica foi realizada pelo coordenador do Júri.

A seguir a lista de curtas metragens que compõem cada Mostra.

MOSTRA NACIONAL - Classificação Livre

Caminho dos Gigantes ? Direção: Alois Di Leo

Space Scape ? Direção: Bruno Monteiro

Sayounara ? Direção: Débora Mini