20 OUT 2017
Prontuário eletrônico já começa a funcionar nas primeiras Unidades de Saúde em Garça

O Departamento de Tecnologia da Informação (TI) da Prefeitura de Garça está finalizando a instalação do prontuário eletrônico em todas as Unidades de Saúde do município. Com a implantação, será possível produzir um contexto que servirá de apoio para tomada de decisão sobre o tipo de tratamento ao qual o paciente deverá ser submetido, orientando ainda o processo de atendimento à saúde da população.

De acordo com o diretor de TI da Prefeitura de Garça, Leandro Carvalho, foi realizada uma interligação em laço através de fibra ótica, possibilitando a implantação do prontuário eletrônico em todas as Unidades de Saúde. Com a finalização do enlace, foi instalado o servidor novo do gerenciamento, no Paço Municipal.

?Agora só falta integrar os bancos de dados do prontuário eletrônico em um único banco de dados. Este trabalho já está sendo feito pela Secretaria da Saúde e a previsão é que em breve todas as Unidades de Saúde já estejam integradas e trabalhando com o prontuário eletrônico?, disse Carvalho.

Todo atendimento em saúde inclui o envolvimento e a participação de uma variedade de profissionais, como dentistas, médicos, enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas e outros. Além disso, este atendimento ao paciente pode ocorrer em diferentes locais.

Para realização destas importantes atividades, são necessárias as múltiplas informações de diferentes fontes, que garantirão a continuidade do processo de cuidado dos pacientes. São fontes diferentes de dados, gerando consequentemente uma grande variedade de informações.

Duas Unidades de Saúde da Família já estão trabalhando com o prontuário eletrônico. A USF Região Oeste ?Doutor José Barbosa? e USF ?Doutor Acácio Alves de Souza? (Mariana I), já possuem o sistema e trabalham com 100% de informatização, desde o acolhimento, na recepção dos pacientes, até o encaminhamento para o médico.

A USF ?Helena Garcia Müller? será a próxima que receberá o treinamento necessário para o início das atividades com o prontuário eletrônico. Os servidores da área de TI que atuam na Secretaria Municipal de Saúde permanecerão aproximadamente 15 dias na unidade, passando todos os procedimentos para utilização do prontuário eletrônico.

Segundo Thiago Jacinto, um dos responsáveis pelo treinamento passado pela Secretaria Municipal de Saúde de Garça, a USF ?Maria Lucia Ferreira Cavallini?, no Jardim Eucaliptos, vem logo em seguida. Todas as 12 unidades serão contempladas com a instalação do prontuário eletrônico, sendo que o processo completo de instalação deve durar até metade de 2018.

Fotos: Divulgação/Prefeitura de Garça

USF Região Oeste ?Doutor José Barbosa? já está trabalhando com o prontuário eletrônico

Enfermeira Camila Veloso trabalhando com o prontuário eletrônico na USF Região Oeste ?Doutor José Barbosa?