30 OUT 2017
Prefeitura de Garça inaugura Sala do Empreendedor

Foi inaugurada na manhã desta quinta-feira, dia 26, a Sala do Empreendedor. O novo espaço foi instalado dentro da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio com o objetivo de fomentar o desenvolvimento e o fortalecimento dos micro e pequenos empreendedores garcenses e, consequentemente, a geração de emprego e renda.

Segundo o secretário municipal de Indústria e Comércio, Bruno Henrique Severino, a sala é um espaço disponibilizado aos empreendedores que buscam por informações e orientações sobre os procedimentos necessários para abertura, formalização (Microempreendedores Individuais), alteração e encerramento da empresa.

?A Sala do Empreendedor visa o desenvolvimento econômico local. Representa um avanço muito grande em nosso município, porque concentram em um mesmo local diversos serviços que irão auxiliar os empreendedores?.

A inauguração contou com a presença de autoridades de representantes do Sebrae São Paulo e do escritório regional de Marília. O prefeito João Carlos dos Santos também enfatizou a importância do novo espaço para a cidade.

?O objetivo foi criar um ambiente que favoreça esses empreendedores, desburocratize os processos, agilize para as pessoas que querem investir. O que nós queremos é um ambiente que favoreça, dentro da legalidade, o desenvolvimento das pessoas, a criação de renda e a geração de empregos. Nós sabemos que o momento exige uma atuação forte nesse sentido e a nossa disposição é contribuir positivamente para que isso se desenvolva?.

Marcos Massatoshi Takaoka, consultor jurídico e gestor de políticas públicas do Escritório Regional de Marília elogiou o potencial empreendedor da cidade. ?Garça é uma cidade gostosa de viver e, principalmente, empreendedora. Isso é nato e é fato, e contra fatos não há argumentos. Fato é que nós temos aqui o nosso Prefeito João Carlos, que é um mega empreendedor. A sala do empreendedor soma a todos os esforços e oferece o apoio do Sebrae São Paulo. Todas as cidades que possuem a Sala do Empreendedor tiveram um grande diferencial na vida do município?.

O gerente de políticas públicas do Sebrae São Paulo, Daniel Ramalho, também esteve em Garça para prestigiar a inauguração. ?Vemos com grande alegria a inauguração deste espaço, que estruturou em um único local, os serviços que o empreendedor precisa para trabalhar de uma forma tranquila e dentro da legalidade, para trazer recursos para o município e gerar empregos?.

Para o gerente regional que assumiu recentemente o escritório de Marília, Ricardo Borgheresi Calil, a Sala do Empreendedor representa desenvolvimento para o município. ?Esta sala é um estímulo àquele que quer empreender dentro da cidade?.

Na Sala do Empreendedor também passou a funcionar o Banco do Povo, que oferece linhas de financiamento, com juros abaixo dos praticados pelas agências bancárias convencionais, para contribuir com a capitalização dos negócios. O empreendedor ainda será encaminhado para os cursos gratuitos e oficinas oferecidos pelo Sebrae, nas áreas: Jurídica, de Gestão e de Marketing, entre outras.

O secretário municipal de Indústria e Comércio, esclareceu que os microempreendedores Individuais (MEI), as microempresas e as empresas de pequeno porte encontrarão na Sala do Empreendedor, informação, orientação e a formalização de empreendimentos para as MEI?s, com processos mais simplificados e desburocratizados.

?O empresário terá a Secretaria Municipal de Indústria e Comércio como um ponto de referência para obter informações empresariais, orientações de instalação e fechamento, tendo os procedimentos burocráticos unificados e ajustados para facilitar e permitir a legalização das atividades empresariais?, completou o secretário.

O agente de desenvolvimento local, Glauco José de Moraes, será o responsável pelo atendimento e por fornecer as orientações necessárias para quem buscar os serviços que serão disponibilizados. ?A Sala do Empreendedor é um importante elo estabelecido entre o empresário, o poder público, o Sebrae e demais entidades que são parceiras das atividades empreendedoras realizadas no local, além de ser um dos indicadores de implementação da Lei Geral Municipal?.

Objetivos Específicos da Sala do Empreendedor:

? Orientar sobre os procedimentos de abertura e fechamento de empresas;

. Formalizar as inscrições de MEI?s, efetuar parcelamentos e declarações anuais;

? Informar e disponibilizar as linhas de microcréditos do Banco do Povo;

? Encaminhar empresários ao Sebrae para capacitação empresarial;

? Unificar a informação empresarial;

. Fazer o encaminhamento para o Via Rápida Empresa, que funciona no Departamento de Fiscalização de Posturas da Prefeitura;

. Simplificar os processos, facilitando o dia-a-dia do empreendedor;