28 FEV 2018
Última capacitação para professores do JEPP acontece hoje em Garça

A Secretaria municipal de educação está promovendo hoje, dia 28, em suas dependências, a última etapa da formação para os professores que ministrarão o JEPP - jovens empreendedores primeiros passos.

Os docentes terão 8 horas de formação presencial com a equipe do SEBRAE - serviço brasileiro de apoio às micro e pequenas empresas - que é parceira da prefeitura municipal na implantação do programa.

Além da efetiva formação aos professores, todo o material para os alunos escolas municipais será fornecido através da parceria entre Prefeitura Municipal e Sebrae.

A educação empreendedora proposta pelo Sebrae para o ensino fundamental incentiva os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade.

Em Garça o programa será implantado para as crianças do fundamental I, de 1ª a 5ª séries.

A ideia é a de que a educação deve atuar como transformadora desse sujeito e incentivá-lo à quebra de paradigmas e ao desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores.

O curso procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender, além de favorecer o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gestão da própria vida.

Esta visão vai ao encontro dos quatro pilares da educação propostos pela Unesco:

- aprender a conhecer, isto é, adquirir os instrumentos;

- aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente;

- aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas,

- aprender a ser, via essencial que integra as três precedentes.

Dessa forma, o curso, aliado a um ambiente propício à aprendizagem, favorece o envolvimento dos jovens estudantes no próprio ato de fazer, pensar e aprender. Essas são características fundamentais dos comportamentos empreendedores, nos quais o estudante e o grupo em que está inserido reconhecem que suas contribuições são importantes e valorizadas.

Com a proposta pedagógica do JEPP para cada ano do ensino fundamental, por meio de atividades lúdicas, o ambiente da aprendizagem sensibiliza os estudantes a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras.