O auditório da Secretaria Municipal de Educação ficou completamente lotado na noite da última sexta-feira, dia 2, durante a aula inaugural da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), que terá três turmas a partir deste ano em Garça. Os estudantes foram recepcionados pelo prefeito João Carlos dos Santos, que não mediu esforços para proporcionar esta oportunidade de capacitação aos garcenses.
Durante a aula inaugural, os alunos dos cursos de Tecnologia em Gestão Pública, Engenharia da Computação e Licenciatura em Matemática, acompanharam uma entrevista com o presidente da Associação Brasileira dos Estudantes de Educação a Distância (ABE-EAD), Ricardo Holz, além de receber todas as orientações sobre o funcionamento do polo Garça.
O prefeito de Garça, João Carlos dos Santos, agradeceu a presença de todos e falou sobre a importância do Ensino a Distância (EAD), que deve levar o Ensino Superior para toda a população de São Paulo.
?Quando fui apresentado para as questões que envolviam a Univesp, me chamou a atenção as perspectivas de futuro. Entendo que a faculdade formal, aquela principalmente gratuita, disponibilizada pra a população que quer investir na sua educação, vai ficar cada vez mais difícil, porque os custos acabam deixando muito caro, restringindo o acesso de um maior número de pessoas?, disse o prefeito.
Ele destacou acreditar muito no projeto que foi construído para possibilitar um polo da Univesp em Garça e afirmou que a tendência para os próximos anos é que o número de vagas no Ensino a Distância seja muito maior, trazendo uma solução rápida e eficiente para levar a Educação Superior para todos os interessados.
?Tenho que agradecer a articulação política do PSB, que na região tem o deputado estadual Abelardo Camarinha, que trabalhou para possibilitar a instalação do polo da Univesp em Garça junto ao vice-governador Márcio França, atual secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo. É uma conquista para Garça e tenho que agradecer também o nosso chefe de Gabinete, Cássio Adonis, que ficou encarregado de tomar as providências para a instalação da Univesp aqui?, destacou João Carlos.
Os estudantes foram orientados sobre o funcionamento da Univesp e alertados para ficarem sempre atentos ao sistema online, que será utilizado durante todo o período em que estiverem estudando. A Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma universidade pública de São Paulo, destinada a oferecer cursos semipresenciais para todo o estado, com o mesmo conteúdo da USP, Unicamp e Unesp.