A erradicação de árvores é uma atividade extrema, que deve ser realizada em último caso. Mas quando estas árvores colocam a segurança das pessoas, dos munícipes em risco, o poder público não pode se esquivar desta ação.
Com este objetivo, árvores Monguba foram erradicadas no entorno da EMEI "Victor Hugo Guanaes de Freitas" na segunda feira, dia 5. Todas estavam infestadas pelo besouro Euchroma gigantea, popularmente conhecido como broca. Este besouro penetra na base da monguba e põe seus ovos entre o caule e a raiz da planta. As larvas do besouro, que chegam a medir até 15 cm, se alimentam do interior da vegetação, deixando-a oca.
Em diversas ocasiões não há qualquer sintoma externo, ou seja, a árvore parece estar sadia. Mas uma análise mais detalhada mostra que está comprometida e pode cair com uma ventania ou até mesmo com um empurrão de uma pessoa.
A SAMA - Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente ? fez a rearborização ao redor da EMEI e contou com participação das crianças garcenses que frequentam o local. Foram plantadas 17 mudas de ipês branco, corotéias, sabão de soldado e resedá gigante.
Para a conscientização das crianças sobre a retirada das árvores e a importância do plantio das novas mudas bem como os benefícios da arborização urbana, todas foram orientadas e convidadas a ajudar no plantio, o que fizeram com muito entusiasmo e se comprometeram a zelar pelas novas ?moradoras?.
A SAMA agradece aos alunos, professores, direção e funcionárias da unidade de ensino pelo pronto envolvimento na ação.