09 MAR 2018
Prefeitura é parceira de projeto inovador da DDM de Garça

É com objetivo de interromper o ciclo da violência doméstica que a Delegacia de Defesa da Mulher de Garça lançou nesta quinta-feira, Dia Internacional da Mulher, o projeto CapeVido - Centro de Apoio para Envolvidos em Violência Doméstica.

Segundo a delegada titular da DDM de Garça, Dra. Darlene Rocha Costa, o projeto é uma iniciativa pioneira na região, pois vai além do registro de boletins de ocorrência. ?É necessário um amplo trabalho preventivo para quebrar o ciclo da violência que atinge, não apenas as mulheres, mas também crianças e adolescentes?.

A delegada explicou ainda que para evitar a reincidência dos casos de agressão, o CapeVido propõe prestar também atendimento ao agressor. ?Vamos deixar aberto aos homens autores das agressões a oportunidade de participarem do programa?.

Nos casos onde a violência é gerada pelo consumo excessivo de álcool, o programa poderá providenciar o encaminhamento do agressor para tratamento especializado.

Para as vítimas, o CapeVido tem o intuito de oferecer uma atenção multidisciplinar nas áreas de psiquiatria, psicológica, jurídica, pedagógica e enfermagem. Para tanto, a DDM buscou parcerias com a FAEF e com a Prefeitura de Garça, por meio dos programas oferecidos pelas Secretarias de Saúde e Assistência Social, como o CAPs (Centro de Apoio Psicossocial), CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social), dentre outros.

O Fundo Social de Solidariedade colaborou com a reforma para tornar a delegacia mais bonita. ?Por meio de doações, nós pintamos a frente da delegacia e colaboramos com pequenos reparos. Eu entendo que vale muito a pena apoiar esse projeto, pois  acredito na capacidade do acolhimento e da humanização e, principalmente, acredito que todo mundo mereça uma segunda chance?, explanou a esposa do prefeito João Carlos dos Santos, e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cláudia Furlaneto dos Santos.

A DDM também encontrou parceria no Rotaract que colaborou com a pintura e a doação de brinquedos para a brinquedoteca, explicou a vereadora Deyse Serapião.

O projeto foi elogiado por todas as autoridades que prestigiaram o evento de lançamento, entre elas o delegado Diretor do Deinter 4, Marcos Buarraj Mourão; o Delegado Seccional de Polícia de Marília, Wilson Carlos Frazão; o delegado coordenador da Central de Polícia Judiciária, José Carlos Costa, a delegada titular da DDM de Bauru, Priscila Bianchini Alferes,  assim como pelas autoridades representantes da Polícia Militar.

A professora da Academia de Polícia, Dra. Tereza Cristina Albieri Baraldi, uma das idealizadoras do projeto, falou sobre a importância desse passo inicial. ?Pretendemos que este projeto se torne um programa para abrigar, pelo menos, de três a quatro projetos em áreas diferentes da violência contra a mulher e da violência doméstica. Nós entendemos que a violência doméstica é uma matriz muito significativa da criminalidade em geral, pois os nossos estudos nos levam a acreditar que a criminalidade maior nasce dos conflitos familiares?.