14 MAR 2018
Garça terá projeto de apadrinhamento afetivo

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Semads) da Prefeitura de Garça está iniciando o projeto ?Padrinhos do Bem?, para o apadrinhamento afetivo de crianças e adolescentes que possuem poucas chances de adoção ou reintegração familiar. Os interessados devem possuir tempo disponível, oferecer e também receber carinho e afeto, procurando o Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) para mais informações.

De acordo com Márcia Praxedes, secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, o apadrinhamento afetivo tem como alvo as crianças e adolescentes que vivem em situação de acolhimento dentro das instituições e que possuem chance remota de adoção ou reintegração familiar. É o caso de crianças mais velhas, com irmãos, com algum tipo de deficiência ou doença, que muitas vezes encontram dificuldade em serem adotadas e acabam ficando muito tempo dentro das instituições.

?O apadrinhamento afetivo chega para atender este público. Para participar, primeiro a pessoa precisa estar disponível para bater papo, oferecer e receber carinho, afeto, trocar experiências de vida e acreditar ser possível mudar a trajetória de decepções que algumas crianças e adolescentes trazem. É preciso ter disponibilidade, tempo, dedicação e bastante amor?, disse a secretária Márcia Praxedes.

Para se tornar um ?padrinho ou madrinha do bem?, a pessoa precisa ter no mínimo 21 anos de idade, sendo pelo menos 16 anos mais velha que o afilhado. O interessado não pode ter pendências judiciais, nem estar inserido no Cadastro Nacional de Adoção. É preciso morar em Garça, ter disponibilidade de tempo, possuir um ambiente familiar receptivo, com o cônjuge e demais membros da família de acordo, para que tudo possa fluir bem.

?Os interessados passarão por uma capacitação e após o cadastramento, faremos uma avaliação. Serão formados grupos de padrinhos e madrinhas, que ainda participarão de oficinas temáticas, com orientação e conscientização de profissionais capacitados?, explicou a secretária.

Quem possuir o perfil e se interessar em se tornar um padrinho afetivo, deve buscar mais informações no Creas, na Rua Plínio de Godoi, nº 115, no Centro, ou pelo telefone 3406-4579. As inscrições serão realizadas até o dia 6 de abril.

?Existem outros tipos de apadrinhamento, como o financeiro, profissional, institucional, mas o nosso foco, neste momento, é para o afetivo. O projeto será realizado pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, com a Casa Abrigo Solar, Promotoria da Infância e Juventude, Juizado da Infância e Juventude, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Municipal de Assistência Social e Conselho Tutelar?, disse Márcia Praxedes.