Um convite muito importante está sendo feito pela SMS - Secretaria Municipal de Saúde - para os munícipes: conhecerem e atuarem no CGU - conselho gestor da unidade de saúde de Garça.
A cidade tem 12 unidades de saúde mas conta com 13 equipes, e cada equipe elegerá o seu conselho. Compõem o coselho até 16 membros, sendo oito titulares e oito suplentes, eleitos por votação direta entre seus pares. Tem vaga nos conselhos oito usuários eleitos pela sociedade civil, quatro trabalhadores da saúde eleitos por seus colegas e quatro profissionais da gestão que serão previamente indicados.
O Conselho Gestor de Unidade consiste numa estratégia de participação social organizada que permite que a população, juntamente com trabalhadores e gestores de saúde compreendam a organização do Sistema Único de Saúde (SUS) e participem ativamente de discussões, proposições e planejamentos que contribuam para a melhoria dos serviços de saúde locais.
Regulamentação
Regulamentado pela Lei Federal 8.042/1990 e pela Lei Municipal n° 4.541/2010, o Conselho Gestor é a oportunidade que toda a população tem de participar ativamente da organização e funcionamento da sua unidade de saúde, reivindicando direitos, mas também compreendendo responsabilidades e deveres.
É importante lembrar que o SUS é resultado de mobilização popular e não se pode perder este aspecto, o que só é possível através de uma gestão transparente e compartilhada.
Além de atuar junto das suas Unidades, os representantes do Conselho Gestor também terão direito a participar das discussões junto ao Conselho Municipal de Saúde, órgão que está em pleno funcionamento em nosso município.
Até o dia 29 todas as unidades estarão trabalhando na divulgação das eleições para o Conselho, esclarecendo o que é e como vai funcionar o CGU.
Como participar
Do dia 2 ao dia 6 de abril, todos os interessados poderão se candidatar através de inscrição na Unidade de Saúde a que pertencem. Esses nomes serão divulgados na Unidade e na comunidade, sendo que entre os dias 9 e 13 de abril, acontecerão as eleições diretas, quando todo munícipe poderá ir à sua Unidade de Saúde e votar em seus candidatos favoritos.