O lançamento do ?Café com RG - Fazendas da Região do Garza? na Feira Bienal Alimentaria Barcelona, na Espanha, é um momento histórico para cafeicultura Garcense e de toda a região. A Alimentaria é uma das principais feiras da indústria de alimentação da Europa, realizada há 42 anos.
O prefeito de Garça, João Carlos dos Santos, e o secretario municipal de Turismo e de Comunicação, Fábio Bonassa, acompanham a comitiva regional para esse importante evento que beneficiará a cafeicultura regional e, consequentemente, irá contribuir para a retomada da economia de Garça e dos demais municípios que fazem parte da Associação de Produtores da Região de Garça - Garça Specialty Coffee Association (GSCA).
Vale ressaltar que a Prefeitura de Garça não custeou a viagem do prefeito, do secretário e de nenhum outro membro da comitiva, que inclui ainda o chefe da Casa de Agricultura de Garça, Wanderlei Tavares e produtores Associação de Produtores da Região de Garça (GSCA).
É neste importante cenário que Garça receberá notoriedade internacional como região produtora de café completo e de excelente qualidade. Até então, a produção local é usada somente para compor a maioria dos blends dos cafés consumidos no mundo, porém, o café da região é completo e pode enfrentar, com vantagem, a concorrência, impondo-se cada vez mais nos mercados internacionais.
A empresa responsável pelo lançamento do nosso café na Espanha é a Coffee Center, localizada em Aiguaviva, na província de Girona, Catalunya, Espanha. No ano passado o proprietário da empresa, Jordi Pou, acompanhado do provador espanhol, Salvador Corominas, estiveram em Garça, a convite do produtor Paulo Granchelli, para conhecer as propriedades e a produção dos cafeicultores da Associação dos Produtores de Cafés Especiais da Região de Garça - Garça Specialty Coffee Association (GSCA).
O prefeito João Carlos ressaltou o compromisso do seu Plano de Governo em dar atenção e destacar a potencialidade da cafeicultura garcense. ?É importante resgatar o nosso espaço na cafeicultura nacional e agora também, com a perspectiva da abertura de mercado internacional para os nossos cafés especiais e não somente em comódites. O café que nós temos é o Arábica 100% duro e que pode ser apreciado de forma individual, separado. Nós não temos a necessidade de vender o nosso café para compor blendes com outros tipos de café?.