24 ABR 2018
Garça adere e faz lançamento do programa Criança Feliz

Com a presença do prefeito João Carlos dos Santos, da primeira dama Cláudia Furlaneto dos Santos, representantes da PMESP - Polícia Militar do Estado de São Paulo, Polícia Civil e Ministério Público e vários secretários municipais envolvidos com o tema, a Prefeitura Municipal de Garça, através da Semads - Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social - lançou na cidade o Programa Criança Feliz.

Na abertura da solenidade houve apresentação de diversas crianças que estudam na EMCA - Escola Municipal de Cultura Artística.

O programa, de iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Social, tem como objetivo levar orientações para famílias com crianças entre 0 e 6 anos, com mais atenção nos primeiros 1.000 dias. No futuro essas dicas farão uma grande diferença, reduzindo a desigualdade e gerando muito mais oportunidades.

O Criança Feliz irá ampliar a rede de atenção e o cuidado integral com a primeira infância. O programa surgiu como uma importante ferramenta que promove o desenvolvimento infantil e apoia gestantes na preparação para o nascimento.

Segundo o ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, o programa dá suporte para que as famílias ofereçam a seus filhos instrumentos que promovam seu desenvolvimento. ?Nosso desafio, desta vez, é mostrar à população que os cuidados na primeira infância são fundamentais para garantir que as crianças tenham melhor desenvolvimento cognitivo, social, educacional e estabeleçam vínculos familiares. Dessa forma, consequentemente, terão um futuro mais promissor?, declarou.

Um dos pilares do programa são as visitas domiciliares, elas já estão sendo realizadas em cerca de 2 mil municípios brasileiros. A primeira visita foi realizada em Pacatuba, no litoral norte de Sergipe. Hoje o primeiro bebê a receber o atendimento, Uemerson dos Santos, está com dez meses de idade e demonstrou muitos avanços no crescimento, segundo a mãe, Nubia dos Santos. ?Ele está se desenvolvendo melhor e eu aprendi a brincar com ele. Do jeito que a visitadora orienta, eu faço. Antes do programa, não sabia o que era importante fazer?, explicou.

O programa também pretende colaborar no exercício da parentalidade, fortalecendo o vínculo afetivo e o papel das famílias na proteção e na educação das crianças. O Criança Feliz tem orientado famílias de todo o Brasil mostrando que pequenos cuidados ajudam a reduzir desigualdades sociais e geram muito mais oportunidades no futuro.