02 MAI 2018
ESPORTES E LAZER
II Copa Rotary agita mundo esportivo e promove ação social em Garça

Na semana do município, quando Garça completa mais um ano de emancipação político-administrativa ? 89 anos ? o Rotary Clube Internacional promove sua segunda edição da Copa Rotary de Futsal, com disputas durante a semana e a grande final na sexta-feira, dia 2 de maio, no Ginásio João Gonzalez, a partir das 19h30.

O presidente do Rotary, Antônio Carlos Belarmino Braga, gestão 2017/2018 (o Ano Rotário começa em julho e termina em junho), informou que no ano passado, o ?companheiro? Enéas ?Sport? Filho teve a ideia da realização da Copa Rotary de Futsal e em parceria com a Secretaria Municipal de Juventude, Esportes e Lazer (Sejel), o evento foi realizado com grande sucesso, ?uma vez que o esporte e o lazer são bandeiras do clube?.

Em sua segunda edição, neste ano 2018, serão arrecadados alimentos não perecíveis e feita doação para a Santa Casa de Garça. Antônio Carlos comentou que a escolha pela Santa Casa ocorreu em função da ?análise objetiva?, ou seja, levantando a situação das entidades.

?Como temos diversos companheiros rotarianos que também integram a diretoria e conselhos da instituição, e por acompanharmos e vermos o bom trabalho realizado, foi feita uma votação e, novamente, a Santa Casa é que receberá os alimentos. Em 2017 os alimentos foram entregues ao hospital no dia seguinte à final da Copa Rotary, mas neste ano os alimentos serão levados para a entidade na mesma noite da final?, detalhou o presidente.

Ainda segundo Antônio Carlos, parte dos alimentos arrecadados será resultado da inscrição dos times e parte, do público que comparecerá ao local para acompanhar a final.

O QUE DIZ O IDEALIZADOR

Enéas Sport Filho, idealizador e organizador da I e da II Copa Rotary de Futsal explicou que, ao todo, são 19 equipes participantes e cada equipe, para se inscrever, precisaria doar 20 quilos de alimentos não perecíveis.

O sucesso social desta iniciativa do foi tão grande que no ano passado ele foi manchete até na Revista Rotária, que é de circulação nacional. ?Temos tido o apoio do Cássio Luiz Zancopé, responsável pela Secretaria de Esportes e tantos outros que vêm nos ajudando?, disse o desportista.

São três dias de competição durante a semana do aniversário do município, com a grande final entre os dois vencedores da Chave A e Chave B, na sexta-feira, dia 4, no Ginásio João Gonzalez, a partir das 19h30.

?Nesse dia, o ingresso do torcedor será um quilo de alimento não perecível, mas com entrega opcional. Contudo, aquele que levar o alimento, receberá um cupom e concorrerá a seis bolas de futsal. Quanto mais quilos de alimentos levar, mais cupons receberá para concorrer. As bolas serão entregues após o sorteio, ainda durante este evento da sexta-feira?, destacou Enéas ?Sport? Filho.

No ano de 2017, foram conquistados 680 quilos de alimentos para a Santa Casa. A expectativa, neste ano, é conquistar mil quilos de alimentos. ?Todas as ideias são levadas a reunião para avaliação e votação e direcionar os alimentos mais uma vez para a Santa Casa foi decisão unânime neste ano. Trata-se de uma entidade sem fins lucrativos e que pertence a todos nós garcenses e por isso temos de olhar com carinho e quem poder ajudar, deve ajudar mesmo. Também fazemos uma campanha entre nós, rotarianos, para que cada um, individualmente, coopere com cinco quilos de alimentos ? um pacote de arroz ? que é levado à reunião da quarta-feira?.

E mais: ?Nessa final, teremos o Hino Nacional, entrada de bandeiras, os atiradores do Tiro de Guerra estarão participando e o governador do Rotary, que é de Bauru, estará vindo, assim como seu assistente, por isso convidamos a população para esta grande final?.

HOMENAGEM

Este ano, o troféu de campeão estará levando o nome de um rotaryano ? o empresário Aparecido Caldamone, ?que é uma bandeira no hospital, no Rotary?.

Para o vice-campeão, o homenageado será o senhor Antonio Fernandes de Souza, que no passado foi presidente do Garça Futebol Clube, no Biênio 78/79.

?No ano passado foi o senhor João Vizoto, no troféu de campeão e de vice, o homenageado foi o senhor Carlos Ferrari, ambos também rotarianos?, destacou Enéas Sport.

?Que a Copa Rotary de Futsal fique marcada como uma ação esportiva e social de importância, pois entendemos que o esporte é a maneira mais fácil de se fazer um social melhor, além de econômica e saudável. O esporte é a verdadeira medicina preventiva?, arrematou o desportista sobre o evento da Semana do Município. (Texto e fotos ? Paulo Francisco Scutari ? jornalista ? Registro 58581/SP)