09 JUN 2018
Garça tem projeto aprovado para se tornar Município de Interesse Turístico

O projeto para Garça se tornar Município de Interesse Turístico (MIT) foi aprovado pelo Grupo Técnico que faz as análises dos pedidos na Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo. Ao contrário do que foi divulgado em algumas páginas de redes sociais, a cidade está muito próxima de se tornar MIT, dependendo apenas de passar por aprovação na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).

Assim que assumiu a Prefeitura de Garça, no início de 2017, o prefeito João Carlos dos Santos designou Fábio Bonassa, na época, como secretário municipal de Desenvolvimento de Turismo e Eventos. Ele verificou que havia um pedido para Garça se tornar MIT, feito em 2015, pela deputada estadual Rita Passos, mas constatou que o município não havia desenvolvido nenhum projeto para que isso se transformasse em realidade.

?Nós começamos o trabalho no início da gestão em 2017 e verificamos essa situação. Uma empresa de Belo Horizonte, em Minas Gerais, foi contratada para fazer todo o levantamento necessário, para que Garça protocolasse essa documentação e pudesse, finalmente, pleitear o MIT. Conseguimos essa aprovação pelo Grupo Técnico que é extremamente criterioso e agora esperamos a confirmação de Garça como Município de Interesse Turístico?, disse Bonassa, que atualmente é secretário municipal de Informação e Comunicação.

Após o trabalho feito pela Agência Brasileira de Engenharia Turística (Abet), Garça deu entrada com toda a documentação em dezembro. Após análise inicial do Grupo Técnico, novas informações foram solicitadas para a Secretaria Municipal de Desenvolvimento de Turismo e Eventos, sendo que nesta sexta-feira, dia 8 de junho, foi publicado parecer final, com o pedido de Garça sendo aprovado.

A secretária municipal de Desenvolvimento de Turismo e Eventos, Márcia Praxedes, que assumiu recentemente a pasta, elogiou o trabalho feito pelo seu sucessor e afirmou que com a confirmação por votação na Alesp, Garça receberá importantes recursos para investimento em infraestrutura de turismo no município.

?Tenho que reconhecer esse trabalho realizado pelo Fábio Bonassa, que se esforçou para conseguir esse título tão importante para Garça. Com certeza será um ganho muito grande. Poderemos fazer grandes melhorias com os recursos, que serão investidos em infraestrutura para o turismo?, contou Márcia Praxedes.

É importante esclarecer que o valor que o município terá direito não será enviado diretamente aos cofres municipais, mas estará disponível ao município para apresentação de projetos de infraestrutura junto ao Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur). Somente após a aprovação dos projetos é que o dinheiro é liberado para a execução, mediante prestação de contas daquela obra.

O prefeito de Garça, João Carlos dos Santos, e o vice-prefeito Cassiano Pelegrini, acompanharam o levantamento de toda documentação e em algumas oportunidades, junto com o assessor da Secretaria de Desenvolvimento de Turismo e Eventos, Adalberto Tosi, foram até São Paulo para acompanhar o processo.

?Ao presenciar o desenvolvimento do trabalho pude constatar nosso imenso potencial turístico de Garça. Diversas cachoeiras e quedas d?água, o turismo rural através da produção cafeeira, de alimentos e de látex, o turismo de negócios que já tem um bom desenvolvimento com nosso parque industrial e, claro, o nosso Complexo Turístico do Lago Artificial J.K. Williams, com o próprio lago e os pedalinhos, o Bosque das Cerejeiras, o Jardim Oriental, a Concha Acústica e o Bosque Municipal. Tudo isto é motivo de orgulho para todos os garcenses?.