Desde a manhã desta segunda-feira, dia 26 de junho, o Ministério da Saúde liberou os municípios, que ainda possuem vacinas contra a gripe, para disponibilizarem a imunização também a crianças de cinco a nove anos e adultos de 50 a 59 anos. A orientação ocorre após o término da Campanha Nacional de Vacinação para públicos prioritários, que teve início em 23 de abril.
A Secretaria Municipal da Educação de Garça reforça a importância da proteção com a chegada do inverno, período de maior circulação dos vírus da gripe. De acordo com a enfermeira Melissa Moretti Ferreira da Cunha, a escolha dos grupos prioritários para a vacinação contra a gripe segue recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS).
?Enquanto houver a disponibilidade de vacina no município, vamos continuar vacinando em todas as Unidades de Saúde. Seria interessante que os pais trouxessem seus filhos para a vacinação, que é muito importante, principalmente nesta época do ano?, destacou a enfermeira.
Essa definição dos grupos prioritários é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.