Quando se fala em Turismo o que vem a mente da maioria das pessoas está relacionado a viagens, passeios, lazer e eventos, entre algumas outras áreas, porém, estudos comprovam que o Turismo vai muito além. Em Garça, a Prefeitura aposta nessa nova área para o município e estuda ações e estratégias para abertura de novos mercados e para a promoção do desenvolvimento econômico e social.
Para aproximar os diálogos, a pasta do Turismo agora está no mesmo prédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. ?A visão da Gestão Municipal é bem ampla com relação à área do Turismo. Tanto que não poupamos esforços para conquistar o MIT ? Município de Interesse Turístico. Portanto, não é possível falar de Turismo sem associá-lo a área econômica. Caminham juntos. Então, nada mais justo que estarmos próximos, no mesmo ambiente, facilitando o nosso contato e o nosso diálogo. Elaborando ações de crescimento do setor em nosso município e explorando, com muita responsabilidade social e ambiental, as potencialidades turísticas de Garça?, explicou a secretária municipal de Turismo, Márcia Praxedes.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Bruno Henrique Severino, trabalhar para o desenvolvimento do setor do Turismo em Garça é abrir novas possibilidades para economia e, consequentemente, para as pessoas. ?O turismo só tem a agregar para Garça. Tendo em vista o momento econômico em que o país atravessa, com um alto índice de desemprego. O Turismo gera oportunidades de renda e de emprego para as famílias de um modo geral, abrindo possibilidades até então inexploradas aqui em Garça?.
A afirmação do secretário e a aposta da gestão no setor, também são comprovadas pela grande procura pelos municípios paulistas para também conquistarem o MIT. Outro termômetro é o crescimento de alguns setores relacionados ao Turismo em âmbito nacional. Segundo pesquisa promovida pela Fundação Getúlio Vargas por solicitação do MTur ? Ministério do Turismo, junto as 80 maiores empresas brasileiras da área (responsáveis pelo faturamento de R$ 64,6 bilhões e 115 mil postos de trabalho em todo o país), a expectativa de crescimento é unânime em todas as áreas relacionadas ao turismo, como: locadoras de automóveis com 9,6%, turismo receptivo (8,3%), transporte rodoviário (6,6%), meios de hospedagem (5%) promotores de feiras (3,1%), agências de viagem (2,5%) e operadoras de turismo (0,8%), entre outros.
Os números mostram a importância do setor para a geração de trabalho e renda, para a arrecadação de recursos para o Governo e para o retorno dos investidores. Em Garça, as potencialidades vão além da organização de uma das maiores festas japonesas do país, o Cerejeiras Festival, que atrai milhares de turistas para Garça. O Turismo também soma ao processo de valorização dos atributos locais, como os atrativos naturais e culturais: as fazendas de café, as cachoeiras, o Bosque Municipal e a nossa reserva de Mata Atlântica. Além do Turismo de Negócios, com os encontros empresariais e trocas de tecnologias realizadas pelas empresas de Garça.
Com o objetivo de ampliar a capacitação e o diálogo com setores do Turismo nacional, Márcia Praxedes e Bruno Henrique Severino participaram recentemente do 18° Congresso do Turismo Paulista, com especialistas que explanaram sobre os mais diversos temas relacionados à potencialização do Turismo enquanto fator de desenvolvimento econômico. Várias ações já estão programadas para Garça e serão divulgadas em breve.