17 JUL 2018
Secretaria da Saúde orienta população sobre acidentes com escorpiões

A Secretaria Municipal de Saúde orienta a população sobre medidas para prevenir acidentes com escorpiões. Estes animais gostam de viver em lugares escuros e úmidos, como lixo, frestas de muros, entulho, madeiras, restos de material de construção e terrenos baldios. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) é referência para atendimento em casos de acidentes com escorpiões em Garça.

De acordo com a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, Melissa Moretti Ferreira Cunha, o escorpião amarelo e o escorpião marrom são os mais comuns encontrados em nossa região, sendo que ambos são venenosos. Ela informou que Garça possui o soro antiescorpiônico, disponível para atendimentos deste tipo de ocorrência na UPA.

?A gravidade da picada do escorpião depende da espécie e tamanho do animal peçonhento, bem como a quantidade de veneno que é dispensada no ataque. A idade e o tamanho do paciente também influenciam na gravidade do caso, com as crianças menores de sete anos sendo mais vulneráveis. Em caso de acidente com escorpião em Garça, o paciente deve procurar a UPA o mais breve possível para passar por atendimento médico?, destacou a enfermeira.

Ela explicou que o paciente precisa passar pelo atendimento UPA, sendo que o médico será o responsável por verificar os sintomas e avaliar a gravidade da picada, podendo indicar o soro antiescorpiônico ou outro tipo de tratamento. A Unidade de Pronto Atendimento funciona 24 horas por dia em Garça, na Rua Doutor Orlando Thiago dos Santos, em Vila Williams.

CUIDADOS

Os escorpiões são da classe dos aracnídeos. Animais peçonhentos que inoculam seu veneno na presa, através do último segmento da cauda, denominado ?télson?. No Brasil, a espécie que causa mais acidentes graves é a do escorpião amarelo ou ?Tityus serrulatus?, que pode ser encontrado em toda a região.

O escorpião se alimenta principalmente de insetos como baratas. A diretora da Vigilância Sanitária de Garça, Edna Semenssato, explicou que é preciso manter as residências limpas, para evitar o surgimento de baratas e consequentemente do escorpião. Frestas nas paredes, muros, pisos, tetos, janelas e portas devem ser evitados, pois podem esconder o animal peçonhento.

?O controle do escorpião é feito através do manejo ambiental. As pessoas precisam ter consciência da importância da limpeza e organização nos quintais e residências. Os moradores não deveriam acumular entulhos nos imóveis, que servem como locais de abrigo para os escorpiões, além de se desfazer de móveis e objetos sem uso em suas residências?, disse Edna.

DICAS

- Examine calçados, roupas e toalhas antes de usá-los;

- Conserve camas e berços afastados da parede. Evite que lençóis e cobertas toquem o chão;

- Proteja as soleiras das portas com borradas ou rolos de areia;

- Elimine baratas. Elas são o alimento preferido do escorpião;

- Mantenha limpas e vedadas caixas de gordura, de esgoto e de rede elétrica e de telefonia;

- O lixo deve ser colocado em recipientes fechados;

- Use telas ou mantenha fechados os ralos de pias, chão, tanques e banheiros.