18 JUL 2018
Cerejeiras Festival 2018 - visitantes de 11 estados, distrito federal e 8 países prestigiaram o evento

Após ser reconhecido como MIT - Município de Interesse Turístico -, há algumas ações que devem ser desenvolvidas nos grandes eventos realizados na cidade. A pesquisa de demanda turística é uma destas ações e este ano, pela primeira vez, foi realizada durante o Cerejeiras Festival 2018.

A secretaria de turismo contratou a FATEC JR., vinculada à FATEC Garça, para que os questionários fossem aplicados com os visitantes. E foi isto que aconteceu.

Segundo a secretária municipal de turismo, Márcia Cristina Praxedes, "o trabalho desenvolvido pela equipe da FATEC JR., com supervisão dos professores da FATEC, foi maravilhoso. Com os dados levantados poderemos ter uma idéia verdadeira de como nosso maior evento, o Cerejeiras Festival, atraiu as pessoas até nossa cidade".

Números verificados

Foram 4.588 pessoas entrevistadas durante os dias 28, 29, 30 de junho e 1 de julho em dois modelos distintos: questionário completo, com 306 entrevistados, e questionário simplificado, com 4.282 pessoas respondendo aos entrevistadores. Além do estado de São Paulo, imensa maioria com 90% do público e visitantes de 190 cidades distintas, tivemos mais 11 estados e o distrito federal - Bahia, Brasília, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina - e turistas de 8 países: Chile, Cuba, Espanha, Itália, Japão, Peru, Portugal e Catar.

Do público entrevistado, 51% foi feminino, 47% masculino e 2% não responderam à pergunta.

Indagados se indicariam Garça a um amigo, 99% respondeu que sim, indicaria.

Faixa etária

58% entre 16 e 34 anos, 31% entre 35 e 59 anos e 10% acima de 60 anos.

Faixas de renda

29% de 1 a 3 salários mínimos e 16% acima de 5 salários mínimos.

Objetivo da presença no evento

82% veio a lazer, 15% a negócios e 3% a lazer e negócios.

22% casais jovens, 19% estavam com grupo de amigos, 16% sozinhos, 14% famílias com crianças e 14% famílias com filhos mais velhos.

Sobre os motivos de visita a Garça:

21,2% encontro com amigos e parentes

10,1% passar bons momentos com a família

8,5% shows artísticos

6,5% história, arte e cultura

Quando perguntados como ficaram sabendo do evento, 32% disseram que já conheciam, 29% por indicação de amigo ou parente e 20% por pesquisa na internet.