05 MAR 2024
TURISMO RURAL
Pesquisa turística mostra que atividade é benéfica ao município
A pesquisa Estadual, que é anual, busca entender a percepção dos moradores quanto as mais diversas atividades turísticas de cada um dos municípios denominados como MIT ou ET.
De dezembro de 2023 ao início de fevereiro de 2024, o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Turismos e Viagens, do Programa SP Para Todos e do Centro de Inteligência da Economia do Turismo, realizou a pesquisa anual sobre o Turismo, que buscar entender a visão geral da população sobre as atividades turísticas para o município e sua região turística em vários seguimentos, como ecologia, geração de renda, moradia e afins.

A pesquisa contou com a participação espontânea de moradores de cada um dos 325 municípios do Estado de São Paulo que são categorizados como município de interesse turístico (MIT) ou estância turística (ET).

Em Garça, 213 munícipes participaram espontaneamente da pesquisa online e anônima, correspondendo a quase metade das 486 respostas que englobam a Região Alto Cafezal.

Entre os participantes, as mulheres garcenses destacaram-se com 65,24% de respostas; enquanto homens contaram com 33,33% das participações. A pesquisa também contou com 1,43% de respostas de pessoas que optaram por não identificar seu gênero ao submeter suas respostas ao formulário.

A maior parte dos participantes, 39,91% declararam ter entre 46 e 64 anos, seguidos por 38,03% que declararam estar na faixa de 30 a 45 anos; 11,74% dos participantes declararam ter entre 19 a 29 anos. Os mais velhos e os mais novos foram os que menos participaram, sendo que os maiores de 64 anos responderam 9,39% dos questionários, enquanto os menores de 18 anos responderam apenas 0,94% das respostas.

O Turismo é positivo segundo os garceneses:
O Turismo é visto como uma atividade positiva para o município de Garça por 85,85% dos moradores. A mesma porcentagem de garcenses também respondeu acreditar que as atividades turísticas são benéficas para a Região Alto Cafezal como um todo.

Segundo 39,01% dos garcenses o turismo, em seus diversos ramos de atividade, cria oportunidades de emprego em Garça e 88,63% acreditam que o turismo é totalmente benéfico para as atividades econômicas do município.

Para 74,18% o turismo torna mais fácil a população aproveitar as atrações locais; 41,31% dizem que os visitantes acabam engajando-se na cultura local ao participar de atividades turísticas; e 73,93% acreditam que, graças ao turismo, a cultura local segue sendo preservada e celebrada.

Quer conferir todas as respostas na íntegra? Veja o resultado da pesquisa por meio do link: https://www.turismo.sp.gov.br/pesquisa-de-percepcao-do-turismo-2023-2024. Nele também é possível visualizar as respostas por região turística e de todos os outros municípios participantes que registraram ao menos 200 respostas no formulário da pesquisa.
Fonte: SECOM - Secretaria de Comunicação e Eventos
Autor: Andreza Sega