19 JUL 2018
Garça participará do programa estadual de defesa dos animais domésticos

Todos os garcenses já devem ter percebido a movimentação e o esforço das entidades que cuidam dos animais domésticos que, muitas vezes, são abandonados e vivem nas ruas da cidade.

Sabendo desta necessidade, o poder público municipal já realizou reuniões com os representantes para efetivar mais esforços nesta área.

O governo do estado instituiu, desde o dia 18 de junho, a política e o sistema estadual de defesa dos animais domésticos (cães e gatos).

Após manifestar interesse em incluir Garça neste programa - o SIEDAD - Sistema Estadual de Defesa dos Animais Domésticos -, o prefeito João Carlos dos Santos recebeu um ofício da subsecretaria de defesa dos animais sobre o assunto e irá assinar o termo de adesão de participação ao sistema.

O SIEDAD é dirigido pelo chefe da casa militar, em nome governador do estado, e constituído por órgãos e entidades da administração pública estadual e dos municípios paulistas, por entidades públicas e privadas de atuação significativa na área de defesa dos animais domésticos (cães e gatos), pela comunidade veterinária e pela sociedade.

Finalidade de programa

Contribuir nos processos de planejamento, articulação, coordenação e execução dos programas, projetos e ações de defesa dos animais domésticos (cães e gatos).

Entre as ações a serem implentadas está a gestão de um banco de dados para o cadastramento de animais domésticos (cães e gatos) por meio da emissão do registro geral animal - GRA -, realizar campanhas de prevenção e defesa dos animais domésticos (cães e gatos) e instituir a coordenadoria municipal de defesa dos animais domésticos, o que deve acontecer em Garça.

Os recursos necessários ao serviço de prevenção, cadastramento e outras atividades necessárias à defesa dos animais domésticos (cães e gatos) devem ser repassados os munícipios através de convênios específicos atendendo à legislação vigente.