27 JUL 2018
Saúde promoverá o ?Agosto Dourado? para incentivar o aleitamento materno

A Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Garça está se organizando para realizar diversas ações do ?Agosto Dourado?, mês que simboliza a luta pelo incentivo à amamentação em todo o país. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. Entre as atividades previstas, ocorrerá uma passeata no centro para chamar a atenção das mulheres sobre a importância do aleitamento materno.

Há cerca de vinte anos acontecem ações, no mundo todo, em prol da amamentação. São dias de intensas atividades que buscam promover o aleitamento exclusivo até o sexto mês de vida, se estendendo até os dois anos ou mais. De acordo com a secretária municipal da Saúde, Natali Gaiato Cruz, serão vários eventos durante o ?Agosto Dourado? para incentivar e apoiar as mães na amamentação, destacando a importância da doação para o Posto de Coleta de Leite Humano de Garça.

A programação terá início no dia 1º de agosto, com uma passeata pelas ruas do centro da cidade. A saída será às 14h, em frente ao Paço Municipal, com a participação de agentes de saúde e outros profissionais da área. No dia 6 de agosto será realizado um piquenique e sessão de fotos com a fotógrafa profissional Raiane Rodrigues, com decoração de Vanessa Gusmão, no Lago Artificial J.K. Williams.

Um ônibus passará em cada Unidade de Saúde da Família (USF), a partir das 13h, para o transporte das gestantes até o Lago Artificial, retornando com elas após o piquenique e a sessão de fotos, sendo que um servidor de cada USF estará acompanhando as gestantes.

No dia 7 de agosto haverá uma palestra e coffee break, a partir das 14h, no auditório do SAAE (Serviço Autônomo de Águas e Esgotos), com a oncologista e hematologista pediátrica Luciana Marçal da Silva. Um ônibus também passará pelas Unidades de Saúde da Família, a partir das 13h, para o transporte das gestantes.