15 AGO 2018
Garça enviou representantes para seminário sobre os MITs - Municípios de Interesse Turístico

A AMITUR - Associação dos Municípios de Interesse Cultural e Turístico - realizou um seminário na ALESP - Assembléia Legislativo do Estado de São Paulo - para instruir as cidades quanto à proposição de projetos para liberação dos recursos que cada MIT - Município de Interesse Turístico - tem direito, hoje em torno de R$ 600 mil (seiscentos mil reais).

A secretária de desenvolvimento de turismo de Garça, Márcia Cristina Praxedes, esteve presente e falou sobre o seminário: "As informações que nos foram passadas são importantes e visam agilizar os projetos para que sejam aprovados e cada cidade possa receber seu recurso. Até o final das eleições, em outubro, não pode haver a liberaração do dinheiro, mas o corpo técnico da Secretaria Estadual de Turismo continua trabalhando, instruindo os representantes das cidades e agilizando os projetos para serem propostos quando o período eleitoral se encerrar, no mês de outubro".

Fábio Bonassa, ex-secretário de turismo e atual secretário de comunicação, também esteve presente: "A importância da reunião foi mostrada com números. Dos 97 MITs já aprovados, 60% não apresentaram nenhum projeto até o momento, ou seja, não conseguiram liberar qualquer recurso junto ao DADETUR - Departamento de Apoio e Desenvolvimento do Turismo, órgão ligado à Secretaria Estadual de Turismo".

O seminário foi muito bem prestigiado, inclusive com a participação de representantes de cidades que são estâncias turísticas.

Garça foi a primeira cidade da região a ter seu projeto de MIT aprovado pelo corpo técnico da secretaria estadual de turismo, e Marília também conseguiu aprovação, sendo uma das últimas cidades a ocupar um dos concorridos140 lugares entre os MITs.

Até ontem 341 cidades do estado de São Paulo apresentaram interesse em ser um MIT. Todos os 140 lugares disponíveis até o momento á estão aprovados, faltando apenas a votação no plenário da ALESP - Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

Palestrantes

Veja quais foram os assuntos abordados no seminário técnico para MITs e quais foram os palestrantes;

Como montar os seus projetos para o COC - Conselho de Orientação e Controle. O painel foi apresentado pela Sra. Lamara Amiranda - integrante do Dadetur - Departamento de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo - do estado de São Paulo.

Critérios para avaliação e julgamento de projetos. O assunto foi abordado pelo professor Virgílio N. Carvalho - CNTur - Confederação Nacional de Turismo.

Problemas com sites e portais. A palestrante foi a assessora Cleyde Dini.

Detalhes e cuidados com o COMTUR - Conselho Municipal de Turismo. O presidente da AMITUR, sr. Jarbas Favoretto, falou sobre o assunto.

Grupo técnico de análise dos municípios. Tema abordado pelo coordenador de turismo da secretaria estadual, Vanilson Fickert.