17 AGO 2018
Atividades desenvolvidas pelo CRAS I e II beneficiam centenas de moradores

Segundo levantamento mensal realizado pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Garça, no mês de julho, mais de 550 pessoas, entre crianças, jovens e adultos, participaram das atividades desenvolvidas pelo CRAS I, CRAS II e no Centro comunitário de Jafa.

O CRAS, Centro de Referência de Assistência Social, em suas duas unidades de Garça, oferece diversas oficinas e atividades de convívio gratuitas para pessoas já cadastradas no programa e que desejam se socializar, preencher o tempo ocioso, ter mais qualidade de vida e, muitas vezes, complementar a renda familiar.

Entre as atividades que colaboram com aumento do conhecimento e, consequentemente, podem ser utilizadas para gerar renda, a Prefeitura oferece, por meio do CRAS, oficinas de culinária, manicure e trabalhos manuais, como artesanato. Já as aulas de informática, realizadas em parceria com a FATEC, auxiliam na atualização dos alunos para o mercado de trabalho.

A manicure Esmerinda Rodrigues de Souza frequenta as oficinas ?Artes pelas mãos? do CRAS II e aproveita o aprendizado para aumentar a renda familiar. ?Eu adoro esse curso. Além de relaxar a mente e de conviver com esse grupo maravilhoso, após as aulas eu continuo fazendo o que aprendi em minha casa e consigo aumentar o meu orçamento?.

Já nas atividades de convívio, a busca é pela qualidade de vida, pela interação com as pessoas e pela prática esportiva. Garça oferece por meio dos dois CRAS e em Jafa, atividades de dança circular, ginástica, judô, teatro, musicalização, dança de salão, pilates, natação, passeios e excursões.  São atividades oferecidas a comunidade a partir dos seis anos de idade até a melhor idade.

A cabelereira e manicure Maria do Carmo Antônio teve que abandonar a profissão por problemas de saúde. Segundo ela, as aulas no CRAS II mudaram a sua vida. ?Eu já fiz  artesanato, pilates e agora estou na natação. As aulas me ajudaram muito a não ficar em casa pensando besteiras. Na natação eu até emagreci e o professor é ótimo. As atividades fazem bem para a mente e para o corpo?.

De acordo com a Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Lúcia Bertone Maia, as oficinas são gratuitas e oferecidas aos moradores de Garça e do Distrito de Jafa. ?As atividades auxiliam os participantes a gerar a própria renda, além de resgatar a dignidade de muitos que participam. As oficinas também ajudam na prevenção e socialização, além do fortalecimento de vínculos e na inserção de muitas pessoas no mercado de trabalho?.

Acompanhe na próxima semana pelo site e redes sociais da Prefeitura de Garça, a série de reportagens sobre as atividades desenvolvidas na área social de Garça pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e pelo Fundo Social de Solidariedade.

Atividades desenvolvidas no CRAS I e CRAS II e no Centro Comunitário de Jafa.

CRAS II

Artes pelas mãos

Pilates

Treino Funcional

Musicalização

Culinária

Natação

Qualidade de Vida (melhor idade)

Dança de Salão

CRAS II

Ginástica para todos

Grupo Feliz Idade

Dança Circular

Trabalhos manuais

Culinária

Mix Dance

Brincadeiras e jogos

Musicalização

Natação

JAFA ? Centro Comunitário

Cabelereiro

Maquiagem/Designer

Endereços:

CRAS I ? Rua Agostinho Machado, 135, Jardim Centenário. Telefone: 3406-1828.

CRAS II ? Rua Alzira Nazaré, 599, Vila Mariana. Telefone: 3406-2099.