30 AGO 2018
Casa de Apoio de Garça em Jaú realizou quase 3.000 hospedagens em 1 ano e meio

O Hospital Amaral Carvalho em Jaú é referência em todo o Brasil quando o assunto é tratamento de câncer. E as pessoas que são diagnosticadas com esta doença precisam, em muitas vezes, de cuidados médicos por um longo período, com sessões de quimio e radioterapia, que podem ocasionar efeitos colaterais.

Para oferecer um local de acolhimento, a Santa Casa de Misericórdia de Garça instalou uma casa de apoio aos garcenses em Jaú faz um ano e meio. Além de atender aos pacientes, a Casa de Apoio de Garça em Jaú oferece uma vaga para um acompanhante também, o que normalmente não ocorre nas outras casas.

O prédio, localizado à rua Tenente Navarro, nº 62, possui cinco quartos, com 12 leitos, banheiros bem equipados, copa e duas cozinhas, sendo que em uma delas, o acompanhante pode manipular as refeições especiais do paciente. São cerca de 200m² de área, com a grande vantagem de ficar a apenas dois quarteirões do Amaral Carvalho, facilitando o acesso ao hospital.

Elaine Martins é a funcionária da Casa de Apoio de Garça em Jaú. ?O mais importante é a segurança, a tranquilidade e o conforto. É o paciente e o seu acompanhante terem a certeza de que possuem uma casa aqui em Jaú para ajudá-los, e sem despesas de hospedagem?.

A Santa Casa de Garça alugou o imóvel e é responsável juridicamente e também por toda parte burocrática, como recursos humanos, encargos, patrimonial, garantindo o suporte necessário para que esse estabelecimento social possa se manter.

A Casa de Apoio conta também com uma diretoria voluntária, formada por garcenses que se mobilizam para que não faltem todos os suprimentos necessários para a manutenção diária, como pagamento de luz, água, gás, telefone e comida de qualidade.

Os voluntários encontraram apoio incondicional da população, que ajuda com as doações necessárias. A casa foi toda mobiliada com objetos doados e possui, inclusive, cadeiras de rodas que auxiliam os pacientes com dificuldades de locomoção.

A equipe Foco, formada por voluntários, ajuda na administração da Casa de Garça em Jaú e tem como atual presidente a Sra. Lúcia Zapata: "Nosso trabalho é suprir as necessidades no dia a dia da casa. Temos que agradecer a colaboração da população garcense que nos ajuda com muitas doações de móveis, eletrodomésticos, alimentos, produtos de segurança. Com a nossa participação em dois eventos, o Moto Rock Festival e a Festa das Nações, conseguimos arrecadar recursos que nos auxiliam na manutenção e no socorro mais imediato quando acontecem problemas que não estão previstos no funcionamento da Casa", afirmou a presidente da equipe Foco.

Vale ressaltar, mais uma vez, que todos os acolhimentos da Casa são gratuitos, inclusive com a alimentação oferecida.

Para facilitar o contato com a Casa de Apoio de Garça em Jaú foi instalado um telefone fixo esta semana. É o 14 3416-5878. O horário de atendimento é das 7:00 às 15:00 h.

30/08/2018
Casa de Apoio de Garça em Jaú realizou quase 3.000 hospedagens em 1 ano e meio