04 OUT 2018
7º Encontro dos Cafeicultores da Região de Garça será nos dias 18 e 19

Os organizadores do 7º Encontro dos Cafeicultores da Região de Garça divulgaram a programação oficial do evento que acontecerá nos dias 18 e 19 de outubro na sede da AABB ? Associação Atlética Banco do Brasil ? em Garça.

Programação de palestras para o dia 18 de outubro:

08:30 às 08:40 - Abertura - João Carlos dos Santos - Prefeito de Garça

08:40 às 08:50 - Rubens Cruz Paude - superintende regional da CATI

08:50 às 09:00 - Thaís Prado Ferrari - Credicitrus Garça

09:00 às 10:00 - Roberto A. Tomaziello ? IAC Campinas - Recomendações para adubação e calagem do café

10:15 às 11:15 - Ms. José Luiz da Silva - FMC Agricultura Solutions - Manejo de pragas na cultura do cafeeiro

13:15 às 14:15 ? Milton Verdade - Gestão da propriedade agrícola

14:30 às 15:30 ? Degustação de café e visita a stands

15:30 às 16:30 ? Carlos Eduardo Lucas e Augusto de Souza Nardo ? John Deere ? Grupo Itaeté ? Agricultura de precisão

As empresas Credicitrus Garça, BASF, Corteva, Bayer e FMC terão espaço na programação apresentando seus produtos.

No dia 18 a partir das 19:30 h, haverá um evento integrado. No Teatro Municipal teremos a premiação para os 3 melhores produtores do 1º concurso qualidade do café de Garça e região, uma promoção da GSCA - Garça Specialty Coffee Association. E também o lançamento oficial do projeto da IG - Indicação Geográfica - Cafés da região de Garça.

Para esta solenidade serão convidados os prefeitos, secretários de agricultura e secretários de desenvolvimento econômico de todos os nove municípios que participam do projeto: Álvaro de Carvalho, Alvinlândia, Fernão, Gália, Garça, Lupércio, Marília, Ocauçu e Vera Cruz.

Também devem estar representantes do SEBRAE, que é parceiro no projeto, participantes do VII Encontro de Cafeicultores da Região de Garça e os interessados no assunto.

Programação de palestras para o dia 19 de outubro:

09 às 10:00 ? Dra. Adriana N. Martins ? Apta Unidade de Marília ? Avaliação de variedades de café na região

10:15 às 11:15 ? Dr. Gerson Giomo ? IAC Campinas ? Pós colheita do café

13:00 às 14:00 ? Jordi Pou ? Coffee Center ? Girona/Espanha ? Café da região de Garça

14:15 às 15:15 ? Degustação de café e visita a stands

15:15 às 16:30 ? Dr. Paulo Henrique Leme ? UFLA ? Universidade Federal de Lavras/MG ? Região de Garça rumo ao IG ? Indicação Geográfica

As empresas Adama, Stoller e Syngenta terão espaço na programação apresentando seus produtos.

Qual o objetivo em conseguir a IG Cafés da Região de Garça

Segundo informações do site do INPI - Instituto Nacional de Propriedade Industrial - a Indicação Geográfica é usada para identificar a origem de produtos ou serviços quando o local tenha se tornado conhecido ou quando determinada característica ou qualidade do produto ou serviço se deve a sua origem. No Brasil, ela tem duas modalidades: Denominação de Origem (DO) e Indicação de Procedência (IP).

Em Garça e região o reconhecimento através da IG fortalecerá a cultura e melhorará as condições de mercado dos café aqui produzidos, desde que atendam às exigências.