Um dos pontos em que há mais reclamação do munícipe que procura atendimento junto à Prefeitura é a demora em obter algumas respostas. E muitas vezes esta demora é ocasionada pela burocracia interna, de um setor para outro da administração.
Visando diminuir esta espera e melhorar o funcionamento da máquina pública, a Prefeitura Municipal de Garça começa a implantar uma ferramenta digital chamada 1 Doc ( One Doc ), ou um documento, em português. Ao protocolar qualquer documento na Prefeitura o andamento será muito mais rápido, via digital. Será enviado direto do protocolo para a secretaria responsável, evitando impressões, trânsito de carros, e deixando registrado o dia e hora do envio e também o dia e a hora da resposta da secretaria.
A empresa venceu o pregão 55/2018, e, segundo informações contidas em seu site, ?ajuda o servidor público a organizar o trabalho, se comunicar melhor, e atender as demandas da população com maior eficiência, transparência e engajamento?.
A principal economia, sem dúvida alguma, será de tempo. Mas haverá economia também de papel, tonner para impressão, tinta de cartucho para impressão, de combustível e do desgaste de veículo diminuindo o vai e volta para entrega de documentos e, especialmente, haverá uma maior eficiência no controle sobre o serviço prestado tanto externa quanto internamente.
A partir da instalação, treinamento e implantação do sistema, as informações estarão a alguns cliques de distância para o gestor, para o servidor público, para a empresa contribuinte ou para o cidadão.
Nesta quarta haverá o treinamento com os colaboradores municipais, com a participação do Prefeito João Carlos, de todos os secretários municipais, chefia de gabinete, procuradoria geral do município, diretores de departamentos, setor de protocolo, representantes do Conselho Tutelar, do Fundo Social de Solidariedade, da Casa dos Conselhos, do TG 02-014 e da Sociedade Beneficente Caminho de Damasco. Os participantes estarão divididos em duas turmas: uma das 13 às 15 horas e outra das 15 às 17 horas, e o treinamento será realizado no auditório do CRE ? Centro de Referência em Educação -, onde fica a Secretaria Municipal de Educação.
Após esta etapa a administração municipal baixará um decreto regulamentando a implantação desta plataforma digital.