05 NOV 2018
Reunião do Comtur discute seminário sobre Turismo de Observação de Aves em Garça

Integrantes do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) estiveram reunidos no último sábado, dia 3, para discutir as ações de implantação do Turismo de Observação de Aves em Garça. Além dos conselheiros, também participaram o zootecnista, professor doutor do campus da Unesp de Tupã, Diogo De Lucca Sartori e o biólogo e doutor em saúde pública da Secretaria de Estado da Saúde, Eduardo Sterlino Bergo. Ambos são pesquisadores ligados a grupos de observadores de pássaros.

Os pesquisadores salientaram as características que fazem de Garça uma região de grande potencial para o Turismo de Observação de Aves. Eles foram convidados pela secretária municipal de Turismo, Márcia Praxedes para contribuir com informações técnicas sobre essa área do turismo que, a cada dia, ganha mais adeptos em todo o mundo.

Para dar andamento a essa proposta, os dias 6 e 7 de dezembro, foram escolhidos como datas previstas para o Seminário de Observação de Aves, que será realizado em Garça com um dos maiores nomes dessa área. Guto Carvalho é profissional da área de Comunicação e coordenador do Avistar, importante evento sobre Observação de Aves do Brasil. Ele fará uma palestra técnica sobre o tema e no dia seguinte conduzirá os participantes para um momento prático de observação.

?O seminário abordará, principalmente,  como implantar o Turismo de Observação de Aves. Por isso convidaremos para participar desse evento técnico, gestores dos municípios em torno de Garça, com a finalidade de ampliar esse tipo de atividade turística, criando roteiro para que as pessoas que apreciam a observação de aves encontrem opções na região?.

Ainda segundo a secretária, a região é propícia para esse segmento de turismo. ?Garça é uma cidade privilegiada. O bosque é uma grande reserva de Mata Atlântica, com 18 hectares dentro da área urbana do município, favorecendo esse tipo de turismo. Nós também temos o Parque Ecológico que atrai aves. Além disso, a topografia ondulada da região e a grande quantidade de recursos hídricos e matas, que são características encontradas dos municípios vizinhos também, propiciam uma paisagem deslumbrante e atraem grande variedade de pássaros para a nossa região?.