09 NOV 2018
Projeto de lei que inclui Cerejeiras Festival no calendário turístico nacional é aprovado

O PL - Projeto de Lei -  7994/2017 - foi aprovado na Câmara dos Deputados em Brasília. A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania aprovou a proposta para incluir o Cerejeiras Festival no calendário turístico oficial do país.

A indicação foi feita pelo deputado federal Herculano Passos (MDB-SP) e justificou assim a solicitação: "A festa tem como objetivo principal resgatar a cultura e a tradição japonesa e, ao mesmo tempo, promover a confraternização entre os povos, mostrando traços de uma cultura rica e milenar".

O parecer pela constitucionalidade, juridicidade e técnica legislativa foi dado pelo relator da CCJ, deputado federal Hildo Rocha (MDB-MA).

O deputado federal Herculano Passos esclareceu: "O projeto passou por todas as comissões: de Turismo, de Cultura e a CCJ. Agora vai para o Senado Federal. Parabéns à população de Garça. Esta aprovação beneficiará Garça como MIT - Município de Interesse Turístico -, indicação feita pela deputada estadual Rita Passos e que será votado muito em breve na Alesp - Assembleia Legislativa de São Paulo. Isto vai gerar emprego, renda e progresso para Garça e região".

Após a inclusão no Calendário Turístico Nacional o Cerejeiras Festival poderá pleitear recursos federais para apoiar o evento.

MIT

O título de MIT - Município de Interesse Turístico - é um programa do Governo do Estado de São Paulo. Originalmente o programa beneficia 140 cidades do estado que tem potencial para desenvolver o turismo. São disponibilizados recursos da ordem de R$ 600.000,00 (seiscentos mil reais) ao ano para que sejam investidos na infraestrutura turística do município, projetos de drenagem, urbanísticos, segurança, entre outros nos pontos turísticos dos municípios.