12 NOV 2018
Prédios públicos e monumentos sofrem com a ação de vândalos

Conservar os prédios públicos, praças e monumentos é dever da administração municipal. Mas o ?achismo? de alguns munícipes que pensam poder fazer o que querem na cidade atrapalha a conservação e faz com que haja um gasto muito maior dos cofres públicos para este trabalho. Na verdade não podemos chamar de ?achismo? e sim de falta de educação.

Aqui em Garça podemos citar vários exemplos: o monumento na Praça Hilmar Machado de Oliveira, em frente ao Paço Municipal, o muro da EMEF João Crisóstomo, as paredes externas do Ginásio Municipal de Esportes Wilson Martini, o muro do fundo do SAAE, entre outros locais, receberam a ?atenção? dos pichadores (veja fotos).

O chefe de gabinete, Professor Cássio Adônis de Santi Siqueira, falou sobre o assunto: ?Tenho absoluta certeza que a maioria da população fica triste ao ver que uma praça, um prédio ou um monumento foi pichado ou depredado. Especialmente as praças foram pensadas para oferecer um espaço mais agradável aos munícipes e os monumentos para homenagear pessoas que já colaboraram para o desenvolvimento da nossa cidade. Além destas situações, foram construídos com dinheiro dos impostos recolhidos dos cidadãos e deveriam ser respeitados por todos?.

Talvez uma situação pior ainda seja a depredação de árvores. Até mesmo no Bosque das Cerejeiras isto acontece constantemente.

O Secretário Municipal de Informação, Comunicação e Eventos, Fábio Bonassa, fez questão de expressar sua indignação: ?O gasto excessivo com as conservações é muito ruim, sem dúvida. Mas o que eu não entendo é o que ganha uma pessoa que quebra o galho de uma cerejeira, que destrói uma muda de árvore que foi replantada. Será que não entendem que se hoje nós temos a sombra das árvores é por que em um outro momento ela foi plantada e os munícipes conservaram? Será que a falta de senso hoje não irá permitir que tenhamos novas árvores se desenvolvendo no município??.

A SAMA ? Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente ? vem fazendo um trabalho importante de replantio e de cuidados com aquelas mudas que já foram plantadas. Podemos notar em todas as regiões da cidade novas mudas plantadas, muitas vezes cercadas e escoradas. Mais de 3.000 mudas já foram plantadas somente este ano.

Tomara que aqueles que atacam, arrancam e destroem estas novas mudas possam se tocar que, amanhã, a aconchegante sombra de um árvore pode faltar para um filho seu, para sua mãe, sua avó e até para ele mesmo, tudo consequência de uma ação impensada nos dias de hoje.

12/11/2018
Prédios públicos e monumentos sofrem com a ação de vândalos