12 DEZ 2018
?Garça contra a dengue? intensifica trabalho no Jardim Nova Garça

A campanha ?Garça contra a dengue? não para. Nesta quarta, dia 12, o trabalho está sendo desenvolvido no Jardim Nova Garça. A equipe da Prefeitura está trabalhando para que não tenhamos uma nova epidemia de dengue em Garça como ocorrida em 2015 com o registro de mais de 1.400 casos.

Os agentes do controle de endemias vão de porta em porta e são bem recebidos pelos moradores. Eles entram nas casas, verificam os quintais e se há objetos que possam acumular água e se transformar em criadouros do mosquito Aedes Aegypti. Quando encontrados, os objetos são recolhidos e encaminhados para o descarte adequado.

Além do trabalho desenvolvido pela Prefeitura, é muito importante que cada morador esteja atento e continue cuidando do quintal da sua casa. A verificação de cada morador tem que ser constante e objetos que podem acumular água nunca devem ficar expostos ao tempo

ESCORPIÕES

Aproveitando a visita os agentes também verificam se há locais onde os escorpiões podem se esconder. Os preferidos pelos animais peçonhentos são locais escuros, úmidos e sem movimentação: restos de construção, caixas de gordura, pedaços de madeira, frestas em muros sem reboque, móveis velhos que estejam expostos ao tempo, entre outros.

A vigilância em saúde não recomenda que os moradores passem veneno contra escorpiões. Eles são animais territorialistas e, quando se mudam de lugar podem se procriar para marcar seu novo território. Cada cria de um escorpião pode gerar até 20 novos filhotes. Estes animais se reproduzem por partenogênese, assim, na espécie amarela encontrada em Garça todos são fêmeas e não há necessidade de acasalamento para procriar.

Em caso de aparecimento de escorpião é importante ligar para a vigilância epidemiólogica que um agente irá até o local. O número a ser contato é 3471-4959.