17 DEZ 2018
Eutrofização deixa camada verde sobre as águas do lago artificial

Aqueles que frequentam o lago artificial em Garça já devem ter notado uma camada de algas verdes sobre as águas. Este fenômeno é chamado de eutrofização ou eutroficação, que acontece quando há modificação química, física e biológica de água parada, como é o caso do nosso lago (a imagem desta matéria é meramente ilustrativa)

A eutrofização pode ter causas naturais ou ser provocada por ação humana, ou seja, causa artificial. A segunda opção é o que vem ocorrendo no lago J. K. Williams. São dois principais fatores: lançamento de resíduos orgânicos, principalmente os derivados de esgoto doméstico e o descarte de água poluída de indústrias ou de chuvas.

O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Victor Mafud explica o que ocorre em GArça: ?Este fenômeno chamado eutrofização e é o resultado do acúmulo de matéria orgânica, que tem origem no transbordamento do esgoto. Há muitas casas na região que fazem o descarte irregular de água pluvial (chuva) na rede de esgoto. Como não há dimensionamento para receber este volume de água, o esgoto transborda e é jogado no lago. Também as águas das chuvas acabam poluindo nosso lago, já que um grande volume acaba sendo enviado para dentro do lago?.

Sabendo desta situação, a Prefeitura já está tomando providências: ?Nós temos um projeto de lei que, quando aprovado, irá possibilitar o combate direto a este problema com a fiscalização das casas ao redor do lago. Estamos aguardando o parecer jurídico para dar andamento?, explicou Victor.

Sobre as algas que se acumulam no local, o Secretário afirmou: ?A limpeza deve ser feita ainda esta semana?.

PRINCIPAIS CONSEQUÊNCIAS DA EUTROFIZAÇÃO

A água perde sua transparência natural. Pode ficar com a cor esverdeada ou até azulada, provocada, principalmente, pelo aumento de algas.

Há um envelhecimento da água represada e o crescimento de vegetais na água, principalmente de plantas que vivem na superfície.

O oxigênio é reduzido na água e o processo pode provocar o desequilíbrio ecológico do ecossistema existente na água do local, provocando a morte de peixes.

Vale ressaltar que a água que passa pelo processo de eutrofização ou eutroficação não é apropriada para o consumo humano, podendo provocar doenças e graves problemas de saúde, e até mesmo levar à morte quem consumir esta água contaminada.